Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, A. P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.description.resumoEsse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que teve por objetivo construir de forma conjunta com os alunos na aula de Geografia o recurso didático intitulado “ O cordel ilustrativo do Semiárido” e relatar as etapas do desenvolvimento da produção desse recurso no âmbito da Pesquisa-Participante no contexto da educação geográfica na escola do campo. Partimos das inquietações sobre a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia que dialogasse com o contexto dos alunos nas escolas do campo do Semiárido. Portanto percebemos que o cordel possui uma grande potencialidade para ser utilizado como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem, por apresentar um leque de possibilidades a ser explorado. Verificamos que essa pesquisa é importante porque além de realizar uma intervenção em sala de aula e produziu um recurso didático contextualizado intitulado “ Cordel Ilustrativo do Semiárido” de forma conjunta com os alunos da educação básica, contribuiu na ampliação do ensino de Geografia através da valorização da identidade e cultura dos sujeitos a partir dos desenhos feitos pelos educandos, diante das temáticas, Ensino de Geografia, Educação do Campo e Semiárido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleProdução de cordel ilustrativo do semiárido brasileiro como recurso didático no ensino de Geografia nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2023-10-26-
dc.description.abstractThis monographic report presents a research carried out within the scope of Geography teaching and its relation with Countryside Education, that had as a goal to build together with students in Geography class the teaching resource titled “The illustrative cordel of Semiarid” and report the steps in the development of the production of this resource within the scope of Participant-Research in the context of geographic education in countryside school. We begin with the concerns about the lack of teaching resources in Geography teaching that would dialogue with the context of students from countryside schools in the Semiarid. Therefore, we realized that the cordel has a great potential to be used as a methodological strategy in the teaching-learning process, for presenting a range of possibilities to be explored. We found that this research is important because, in addition to carry out an intervention in the classroom, producing a contextualized teaching resource called “The illustrative cordel of Semiarid” together with basic education students, it contributed to the expansion of Geography teaching through the valorization of the identity and culture of the subjects based on the drawings made by the students, regarding the themes: Geography Teaching, Countryside Education and Semiarid region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33813-
dc.date.accessioned2023-12-27T20:48:33Z-
dc.date.available2023-12-27-
dc.date.available2023-12-27T20:48:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCordel ilustrativopt_BR
dc.subjectSemiárido brasileiro - cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectRecurso didático – cordel ilustrativopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectIllustrative stringpt_BR
dc.subjectBrazilian semi-arid region - cordelpt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectTeaching resource – illustrative cordelpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Ana Paula da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of an illustrative cordel of the Brazilian semi-arid region as a teaching resource in teaching Geography in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Ana Paula da Silva. Produção de cordel ilustrativo do semiárido brasileiro como recurso didático no ensino de Geografia nas escolas do campo. 2023. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33813pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DA SILVA ARAUJO - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfAna Paula da Silva Araujo - TCC Lic. Educação do Campo CDSA 20234.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.