Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33819
Title: | Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. |
Other Titles: | Reflections on literacy and scientific literacy. Reflexiones sobre alfabetización y alfabetización científica. |
???metadata.dc.creator???: | CASTRO, Jonathan Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DANTAS, Joseclécio Dutra. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SODRÉ NETO, Luiz. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FRAZÃO, Nilton Ferreira. |
Keywords: | Alfabetização;Letramento científico;Alfabetização científica;Sociedade científicamente alfabetizada;Ensino-aprendizado;Literacy;Scientific literacy;Scientific literacy;Scientifically literate society;Teaching-learning;Literatura;Alfabetización científica;Alfabetización científica;Sociedad científicamente alfabetizada;Enseñanza-aprendizaje |
Issue Date: | 8-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CASTRO, Jonathan Silva. Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. 2023. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Seguindo uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica em cujo processo buscaram-se leituras sobre os conceitos e concepções de Alfabetização e Letramento Científicos. O objetivo consiste em refletir sobre as compreensões desses conceitos e promover uma discussão acerca das necessidades de uma sociedade cientificamente alfabetizada. A nível do indivíduo, a alfabetização científica, enquanto parte da formação cidadã, busca desenvolver a criticidade e a participação do sujeito nos processos de tomada de decisões. Concluímos que, para atingirmos uma educação nesses moldes, é necessário que o processo de ensino-aprendizagem esteja além da pura memorização de conceitos e fórmulas matemáticas. Que se busque o entendimento dos conceitos e suas aplicações em situações vivenciadas no cotidiano, tendo em vista as transformações sociais por meio da ciência e tecnologia. |
Abstract: | Taking a qualitative, descriptive approach, this paper is the result of a bibliographical survey in which we looked at the concepts and conceptions of Scientific Literacy and Literacy. The aim is to reflect on the understanding of these concepts and promote a discussion about the needs of a scientifically literate society. At the level of the individual, scientific literacy, as part of citizen education, seeks to develop criticality and participation in decision-making processes. We conclude that, in order to achieve an education along these lines, the teaching-learning process needs to go beyond the pure memorization of mathematical concepts and formulas. We must seek to understand the concepts and their applications in everyday situations, with a view to social transformation through science and technology. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Siguiendo un enfoque cualitativo, de carácter descriptivo, este trabajo resulta de una investigación bibliográfica en la que el proceso buscó lecturas sobre la conceptos y concepciones de Alfabetización y Alfabetización Científica. El objetivo consiste en reflexionar sobre la comprensión de estos conceptos y promover una discusión sobre las necesidades de una sociedad científicamente alfabetizada. A nivel individual, la alfabetización científica, como parte de la formación ciudadana, busca desarrollar la criticidad y la participación del sujeto en los procesos de toma de decisiones de decisiones. Concluimos que, para lograr una educación en este sentido, es necesario Es necesario que el proceso de enseñanza-aprendizaje vaya más allá del puro Memorización de conceptos y fórmulas matemáticas. Que se busque la comprensión conceptos y sus aplicaciones en situaciones vividas en la vida cotidiana, teniendo en cuenta ver las transformaciones sociales a través de la ciencia y la tecnología. |
Keywords: | Alfabetização Letramento científico Alfabetização científica Sociedade científicamente alfabetizada Ensino-aprendizado Literacy Scientific literacy Scientific literacy Scientifically literate society Teaching-learning Literatura Alfabetización científica Alfabetización científica Sociedad científicamente alfabetizada Enseñanza-aprendizaje |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ensino-Aprendizagem |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33819 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JONATHAN SILVA CASTRO - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2023.pdf | Jonathan Silva Castro - TCC Licenciatura em Física CES 2023 | 424.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.