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dc.creator.IDSILVA, A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2ANDRADE, Joel Carlos de Souza.-
dc.contributor.referee2IDANDRADE, J. C. S.pt_BR
dc.description.resumoSegundo os depoimentos de José Cursino de Siqueira, Adailton Costa, Antonio Cardoso e Socorro Batista, produtores/apresentadores do “Postal Sonoro ”, este foi um dos programas de maior audiência da Rádio Caturité nas décadas de 70 e 80, cuja apresentação ocorria diariamente entre às 13h e 15h, coincidindo com o horário de embarque nos ônibus da Viação Itapemirim, com destino a São Paulo, os quais partiam do terminal rodoviário de passageiros do centro de Campina Grande às 14h e 15h30, dessa forma, também podemos atribuir a isso o sucesso desse programa no período ora estudado, entretanto, não há como aferir percentualmente a procura pelo serviço, haja vista que aquela emissora somente dispõe de arquivos em áudio dos seus programas veiculados nos últimos 30 dias, e isto apenas para cumprir as formalidades da lei de imprensa. Diante da inexistência de fontes escritas e/ou gravadas, optamos pela técnica da entrevista direta utilizada na História Oral, mesmo reconhecendo as limitações impostas pela memória. Sem pretensões de adentrar nas minúcias teóricas da História Oral, no presente trabalho, optamos por utilizá-la considerando-se que através dela pesquisa-se a memória de indivíduos contrapondo-se a essa memória concentrada nas produções acadêmicas restritas de historiadores profissionais. Por outro lado, deve-se considerar que o recurso da História Oral contribui de forma inestimável para a preservação da memória coletiva, a qual é um processo que acontece agora, quando o texto está sendo pensado e construído, por uma razão muito simples: todos dele participam. No primeiro capítulo, abordaremos sucintamente a história da invenção do rádio e seu papel enquanto instrumento propagador da cultura de consumo massificado a serviço da indústria crescente que se instalava no Brasil no período compreendido entre os governos Vargas-Goulart. No segundo capítulo, procuramos destacar a apropriação do rádio como instrumento de manobra para difundir o discurso da ditadura militar, na formação da opinião pública, notadamente estimulada a ouvir música do estilo brega , que tratavam de cenas cotidianas priorizando a individualidade em desfavor da consciência coletiva. Nesse contexto, tomamos a liberdade de questionar o enfoque principal da obra “Eu não sou cachorro não de Paulo César de Araújo, refutando a idéia contida naquela publicação que defende o brega como um estilo musical de contestação ao regime militar vigente no Brasil entre 1964-84, por considerarmos que se assim fosse, programas como o “Postal Sonoro” que tocavam majoritariamente este estilo musical e tiveram sua audiência massificada com o beneplácito das autoridades civis e militares, não seriam permitidos pelos censores que trabalhavam a serviço do regime ditatorial também na cidade de Campina Grande. Finalmente no terceiro capítulo, interessa-nos focalizar os profissionais que fizeram o Postal Sonoro na Rádio Caturité, no período compreendido entre as décadas de 70 e 80, observando como narram suas experiências individuais enquanto comunicadores de massa. Um lembrete aos leitores deste “postal escrito”: Os títulos e subtítulos dos capítulos deste trabalho constituem-se em homenagens aos títulos das canções dos intérpretes Fernando Mendes (cap. 1) e Amado Batista (cap. 2), como ícones da música brega.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleDos insignes partintes aos insignes ficantes: musicalizando sonhos e mascarando saudades: a importância do “postal sonoro” na vida cultural dos paraibanos, entre as décadas de 70 e 80.pt_BR
dc.date.issued2008-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33827-
dc.date.accessioned2023-12-28T19:05:25Z-
dc.date.available2023-12-28-
dc.date.available2023-12-28T19:05:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPostal sonoro - programa de rádiopt_BR
dc.subjectRádio na Paraíbapt_BR
dc.subjectHistória do Rádiopt_BR
dc.subjectRádios de Campina Grande - PB - anos 70 e 80pt_BR
dc.subjectPrograma Postal Sonoro - Rádio Caturité - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectRádio Caturité - Programa Postal Sonoropt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectJosé Cursino de Siqueira - Radialistapt_BR
dc.subjectAdailton Costa - Radialistapt_BR
dc.subjectAntonio Cardoso - Radialistapt_BR
dc.subjectSocorro Batista - Radialistapt_BR
dc.subjectRadialistas - Campina Grande - anos 70 e 80pt_BR
dc.subjectBrega - estilo musicalpt_BR
dc.subjectMúsica bregapt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectCultura radiofônica - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHistória de Campina Grande - PB - rádiopt_BR
dc.subjectSound postcard - radio programpt_BR
dc.subjectRadio in Paraíbapt_BR
dc.subjectRadio Historypt_BR
dc.subjectRadios from Campina Grande - PB - 70s and 80spt_BR
dc.subjectSound Postal Program - Rádio Caturité - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectRadio Caturité - Sound Postal Programpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectJosé Cursino de Siqueira - Broadcasterpt_BR
dc.subjectAdailton Costa - Radio presenterpt_BR
dc.subjectAntonio Cardoso - Broadcasterpt_BR
dc.subjectSocorro Batista - Radio presenterpt_BR
dc.subjectBroadcasters - Campina Grande - 70s and 80spt_BR
dc.subjectBrega - musical stylept_BR
dc.subjectCheesy musicpt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectRadio culture - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHistory of Campina Grande - PB - radiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Antonio Gregório da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom notable departures to notable stayers: musicalizing dreams and masking longings: the importance of the “sound postcard” in the cultural life of Paraíba residents, between the 70s and 80s.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Gregório da. Dos insignes partintes aos insignes ficantes: musicalizando sonhos e mascarando saudades: a importância do “postal sonoro” na vida cultural dos paraibanos, entre as décadas de 70 e 80. 2008. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33827pt_BR
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