Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831
Title: O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula.
Other Titles: History teaching and the place of textbooks in high school from the perspective of students and teachers: CIC - Damas and Raul Córdula.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Gilma d’Arc.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
Keywords: Ensino de História;Livro didático de História - Ensino Médio;Professores de História - ensino;Ensino de História - visão de alunos;CIC Damas - Campina Grande - PB;Escola Estadual Raul Córdula - Campina Grande - PB;Teaching History;History textbook - High School;History Teachers - teaching;Teaching History - students' view;CIC Damas - Campina Grande - PB;Raul Córdula State School - Campina Grande - PB
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Gilma d’Arc. O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula. 2006. 115f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831
???metadata.dc.description.resumo???: Ensinar história tem sido durante muito tempo a minha profissão, e foi assim que surgiu, a partir de minhas experiências e inquietações, o desejo e a necessidade de trabalhar com o Ensino de História, que sabemos hoje está em evidencia. Assim organizamos uma pesquisa sobre o Ensino de história e o livro didático, mostrando como os professores e alunos das séries iniciais do Ensino Médio, da rede pública e privada, vêem o ensino de história e o uso do livro didático, material que há tanto se utiliza em sala de aula. Através de questionários, onde podemos, apesar da pequena amostragem, perceber as angústias, dificuldades ou necessidades dos alunos e professores, quando questionados sobre o ensino de história e o livro didático. Foi a partir desse questionário que foram organizados dois dos capítulos que compõem o trabalho, que é formado por três capítulos. No primeiro capítulo fazemos uma discussão de como está o ensino de história hoje, isso através de questionamentos levantados pelos próprios alunos, sendo que tais questionamentos são fundamentados em autores e autoras que trabalham com esse tema. No segundo capítulo, temos como objeto central da discussão o livro didático, neste abordamos os usos que os professores e alunos fazem deste, a partir das respostas apresentadas no questionário. No terceiro capitulo discutimos como o Ensino de história é visto tanto pelos alunos quanto pelos professores hoje. Nele também abordamos as dificuldades e os desejos de mudanças que ambos querem para o ensino.
Keywords: Ensino de História
Livro didático de História - Ensino Médio
Professores de História - ensino
Ensino de História - visão de alunos
CIC Damas - Campina Grande - PB
Escola Estadual Raul Córdula - Campina Grande - PB
Teaching History
History textbook - High School
History Teachers - teaching
Teaching History - students' view
CIC Damas - Campina Grande - PB
Raul Córdula State School - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831
Appears in Collections:Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMA D'ARC BATISTA - TCC ESP. HISTORIOGRAFIA E ENS. HISTÓRIA CH 2006.pdfGilma d’Arc Batista - TCC Esp. Historiografia e Ens. História CH 200613.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.