Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33832
Title: Espaços e sentidos da educação segundo a Primeira Conferência Nacional de Educação.
Other Titles: Spaces and meanings of education according to the First National Education Conference.
???metadata.dc.creator???: KOCH, Raquel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGRA DO Ó, Alarcon.
Keywords: Conferência Nacional de Educação;Primeira Conferência Nacional de Educação;Discurso educacional brasileiro;Educação na Primeira República;História da Conferência Nacional de Educação;História da Educação Brasileira;Escola Nova;Educação e higiene mental;National Education Conference;First National Education Conference;Brazilian educational discourse;Education in the First Republic;History of the National Education Conference;History of Brazilian Education;New school;Education and mental hygiene
Issue Date: Oct-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: KOCH, Raquel. Espaços e sentidos da educação segundo a Primeira Conferência Nacional de Educação. 2006. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33832
???metadata.dc.description.resumo???: A Primeira Conferência Nacional de Educação (I CNE) foi um importante evento educacional realizado no Estado do Paraná na década de 1920. Promovido pela Associação Brasileira de Educação, o encontro aconteceu na cidade de Curitiba, entre os dias 19 e 27 de dezembro de 1927. Contou com a participação de muitos intelectuais ligados a educação de vários Estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Tenho como crença que neste trabalho as teses da I CNE formam um corpus documental privilegiado para análise do discurso educacional brasileiro da Primeira República, pois reúne não somente as propostas do governo do Estado do Paraná e da Associação Brasileira de Educação - enquanto organizadores do evento - mas também, a participação dos professores e demais congressistas que trouxeram para debates as particularidades e singularidades de seus referidos estados, mostrando aquilo que eles entendiam como problemas educacionais mais acentuados para a época. Na primeira parte do trabalho, Capítulo I, faremos uma análise do contexto que envolvia o Brasil no momento que acontece a Primeira Conferência Nacional de Educação. Esta análise será empreendida a partir do discurso contido nas próprias teses publicadas desde 1997. No segundo capítulo, faremos a delimitação do próprio evento, mostrando a sua organização e funcionamento. Também iremos observar, de forma mais profunda, o discurso que encontramos em duas, das 112 teses: “A Escola Nova” e “Educação e Higiene Mental”.
Keywords: Conferência Nacional de Educação
Primeira Conferência Nacional de Educação
Discurso educacional brasileiro
Educação na Primeira República
História da Conferência Nacional de Educação
História da Educação Brasileira
Escola Nova
Educação e higiene mental
National Education Conference
First National Education Conference
Brazilian educational discourse
Education in the First Republic
History of the National Education Conference
History of Brazilian Education
New school
Education and mental hygiene
???metadata.dc.subject.cnpq???: História. Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33832
Appears in Collections:Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL KOCH - TCC ESP. HISTORIOGRAFIA E ENS. HISTÓRIA CH 2006.pdfRaquel Koch. - TCC Esp. Historiografia e Ens. HISTÓRIA CH 200627.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.