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dc.creator.IDSILVA, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA JÚNIOR, José Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA JÚNIOR, J. P.pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Celi Gomes do.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2DONATO, Ironildes Câmara.-
dc.contributor.referee2IDDONATO, I. C.pt_BR
dc.description.resumoDurante séculos os afro-brasileiros foram e continuam sendo tratados nas narrativas dos livros didáticos de História como "coisas", e consequentemente, a vida dos afros não foi fácil. As piadas, as músicas, os textos didáticos, paradidáticos, sobretudo os livros de literatura, tratam-nos como indivíduos pertencentes a uma cultura inferior. Mas, graças às lutas da população afro-brasileira em nosso país, foi criada a Lei n° 10.639/03, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, a ser ministrado pelos educadores no Ensino Fundamental e Médio. A implantação desta lei foi importante, porque aos poucos ela vem quebrando o preconceito, mas os discursos narrados e até mesmo falados têm mostrado que os afros são pessoas pensantes, críticas e que podem e devem participar como um membro da sociedade, como cidadãos que trabalham, sentem, amam e acima de tudo como pessoas capazes de exercer sua cidadania, que durante muito tempo, lhe negaram. Então, a partir desta problemática, a presente pesquisa usou em sua metodologia, uma busca, no sentido de compreender no processo ensino aprendizagem, como funcionam os discursos dos livros didáticos de história com relação à população afrodescendente. Tal levantamento foi importante porque demonstrou que esta problemática precisa ser repensada, numa perspectiva em que os autores didáticos procurem elaborar em seus livros, textos que levem o aluno ao não preconceito, a não discriminação, e sim, a compreensão da tolerância quanto ao multiculturalismo étnico. Desse modo, justifica-se a escolha dessa temática que trata da busca de soluções a respeito da abordagem dos afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de história, antes e depois da Lei n° 10.630/03, tendo como objetivo geral, analisar as narrativas e as imagens do livro didático de história produzido pelos autores Nelson Piletti e Claudino Piletti em 2002 (História & Vida Integrada) e como objetivo específico: comparar as anteriores, com a mesma obra reeditada no ano de 2009.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória. Educação.pt_BR
dc.titleOs afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractFor centuries, africanBrazilians have been and are being treated in the narratives of history books, as "things", and consequently, the lives of Afro was not easy. The jokes, the music, the textbooks used for teaching, especially the literature books, treat them as individuais belonging to an inferior culture. But thanks to the struggles of africanBrazilian population in our country, was established to Law No. 10639/03, which requires the teaching of history and culture africanBrazilian and indigenous, to be taught by educators in elementary and high school. The implementation of this law was important because it is gradually breaking down prejudice, but the speeches and even spoken narrated have shown that afros are thinking people, and that criticism can and should participate as a member of society, as citizens working, feel, love and above all as people able to exercise their citizenship, which for a long time, was denied. So from this problem, this research used in their methodology, a search in order to understand the learning process, how the discourse of history textbooks in relation to population african descent. This survey was important because it demonstrated that this issue needs to be rethought, with a perspective in which the authors seek to draw up teaching in his books, texts that allow students to not prejudice, not discrimination, but rather the understanding of multiculturalism and ethnic tolerance. Thus justifies the choice of this theme that deals with the search for Solutions regarding the approach of africanBrazilians in the narratives of histoiy textbooks before and after the Law No. 10.630/03, aiming generally analyze narratives and images of the history textbook produced by the authors and Claudino Piletti Piletti Nelson in 2002 (Integrated History and Life) and specific objective: to compare the past with the same work was reprinted in 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33841-
dc.date.accessioned2023-12-29T12:17:05Z-
dc.date.available2023-12-29-
dc.date.available2023-12-29T12:17:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAfro brasileiros - livros de Históriapt_BR
dc.subjectLei Nº 10.639/2003pt_BR
dc.subjectMulticulturalismo étnicopt_BR
dc.subjectLivros didáticos de História - discursos afrodescendentespt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectPopulação afrodescendentept_BR
dc.subjectDiscursos - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectNegros - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectAfro Brazilians - History bookspt_BR
dc.subjectLaw No. 10,639/2003pt_BR
dc.subjectEthnic multiculturalismpt_BR
dc.subjectHistory textbooks - Afro-descendant speechespt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture - History textbookspt_BR
dc.subjectAfro-descendant populationpt_BR
dc.subjectSpeeches - History textbookspt_BR
dc.subjectBlacks - History textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Fernandes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfro-Brazilians in the narratives of History textbooks before and after Law No. 10,639/03.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Fernandes da. Os afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33841pt_BR
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