Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, R. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5749657039434374pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. G. R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0688695370925750pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Rosilene Dias.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, R. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133743224166765pt_BR
dc.contributor.referee2DONATO, Eronides Câmara.-
dc.contributor.referee2IDDONATO, E. C.pt_BR
dc.description.resumoO ensino/aprendizagem da Educação Ambiental tornou-se obrigatório com a promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino. Mas iniciativas de Educação Ambiental no ensino formal datam da década de 1950, ainda que muito isoladas. De lá para cá, surgiram muitos projetos de Educação Ambiental originados ou tendo apoio do sistema de ensino formal. Entretanto, raramente os projetos de Educação Ambiental estão inseridos no projeto educativo da escola: caracterizam-se por serem projetos extracurriculares, nos quais a transversalidade nas disciplinas, quando acontece, é centrada em um tema especifico. Muitas dessas iniciativas tornam-se transitórias e esporádicas. O Ministério da Educação e Cultura (MEC), antes mesmo da lei Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), definiu Meio ambiente como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mas é fato que, nem o reconhecimento da necessidade, nem a obrigatoriedade é suficiente para garantir a existência da Educação Ambiental na escola, muito menos sua qualidade. A prática de EA na escola busca assegurar um ensino - aprendizagem que torne os estudantes aptos a compreenderem o conceito de meio ambiente e seus processos e dinâmicas. É necessário, também, que eles compreendam o seu lugar, seu papel e sua responsabilidade com os processos dinâmicos característicos do meio ambiente. Este trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de implantação da Educação ambiental nas escolas,; suas causas, conseqüências, e a importância que a educação tem no que diz respeito à conscientização desse problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória. Educação.pt_BR
dc.titleO estudo do meio ambiente no currículo escolar.pt_BR
dc.date.issued2004-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850-
dc.date.accessioned2023-12-29T18:56:21Z-
dc.date.available2023-12-29-
dc.date.available2023-12-29T18:56:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectHistória da Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectComplexo Educacional Cônego José de Barrospt_BR
dc.subjectPicuí - PB - Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectQuestão ambiental e Educaçãopt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectHistory of Environmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCônego José de Barros Educational Complexpt_BR
dc.subjectPicuí - PB - Environmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental issues and Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe study of the environment in the school curriculum.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de. O estudo do meio ambiente no currículo escolar. 2004. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSINALVA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2004.pdfRosinalva Aparecida Martins de Oliveira. - TCC Lic. História CH 20044.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.