Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | OLIVEIRA, R. A. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5749657039434374 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, F. G. R. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0688695370925750 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MONTENEGRO, Rosilene Dias. | - |
dc.contributor.referee1ID | MONTENEGRO, R. D. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8133743224166765 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | DONATO, Eronides Câmara. | - |
dc.contributor.referee2ID | DONATO, E. C. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino/aprendizagem da Educação Ambiental tornou-se obrigatório com a promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino. Mas iniciativas de Educação Ambiental no ensino formal datam da década de 1950, ainda que muito isoladas. De lá para cá, surgiram muitos projetos de Educação Ambiental originados ou tendo apoio do sistema de ensino formal. Entretanto, raramente os projetos de Educação Ambiental estão inseridos no projeto educativo da escola: caracterizam-se por serem projetos extracurriculares, nos quais a transversalidade nas disciplinas, quando acontece, é centrada em um tema especifico. Muitas dessas iniciativas tornam-se transitórias e esporádicas. O Ministério da Educação e Cultura (MEC), antes mesmo da lei Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), definiu Meio ambiente como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mas é fato que, nem o reconhecimento da necessidade, nem a obrigatoriedade é suficiente para garantir a existência da Educação Ambiental na escola, muito menos sua qualidade. A prática de EA na escola busca assegurar um ensino - aprendizagem que torne os estudantes aptos a compreenderem o conceito de meio ambiente e seus processos e dinâmicas. É necessário, também, que eles compreendam o seu lugar, seu papel e sua responsabilidade com os processos dinâmicos característicos do meio ambiente. Este trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de implantação da Educação ambiental nas escolas,; suas causas, conseqüências, e a importância que a educação tem no que diz respeito à conscientização desse problema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. Educação. | pt_BR |
dc.title | O estudo do meio ambiente no currículo escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2004-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850 | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-29T18:56:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-29 | - |
dc.date.available | 2023-12-29T18:56:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Complexo Educacional Cônego José de Barros | pt_BR |
dc.subject | Picuí - PB - Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Questão ambiental e Educação | pt_BR |
dc.subject | School curriculum | pt_BR |
dc.subject | Environment | pt_BR |
dc.subject | History of Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Cônego José de Barros Educational Complex | pt_BR |
dc.subject | Picuí - PB - Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Environmental issues and Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The study of the environment in the school curriculum. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de. O estudo do meio ambiente no currículo escolar. 2004. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSINALVA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2004.pdf | Rosinalva Aparecida Martins de Oliveira. - TCC Lic. História CH 2004 | 4.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.