Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
Title: O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.
Other Titles: The challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, João Henrique Lúcio de.
FEITOSA, Fabiano Farias.
MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Ensino de Sociologia;Ensino Médio - Sociologia;Sociologia no ensino médio;Professorização;Sertânia - PE - ensino de Sociologia;Precarização do trabalho docente - Sociologia;Professores de Sociologia;Sociology Teaching;Ensino Médio - Sociology;Sociology does not teach medium;Professorization;Sertânia - PE - Sociology course;Precarization of teaching work - Sociology;Sociology Professors
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
???metadata.dc.description.resumo???: Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco.
Keywords: Ensino de Sociologia
Ensino Médio - Sociologia
Sociologia no ensino médio
Professorização
Sertânia - PE - ensino de Sociologia
Precarização do trabalho docente - Sociologia
Professores de Sociologia
Sociology Teaching
Ensino Médio - Sociology
Sociology does not teach medium
Professorization
Sertânia - PE - Sociology course
Precarization of teaching work - Sociology
Sociology Professors
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DESAFIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA - ANAIS ARTIGO DE EVENTO CDSA 2019.pdfO desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. - Anais Artigo de Evento CDSA 2019209.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.