Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleO desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864-
dc.date.accessioned2024-01-02T17:40:58Z-
dc.date.available2024-01-02-
dc.date.available2024-01-02T17:40:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia no ensino médiopt_BR
dc.subjectProfessorizaçãopt_BR
dc.subjectSertânia - PE - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho docente - Sociologiapt_BR
dc.subjectProfessores de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Sociologypt_BR
dc.subjectSociology does not teach mediumpt_BR
dc.subjectProfessorizationpt_BR
dc.subjectSertânia - PE - Sociology coursept_BR
dc.subjectPrecarization of teaching work - Sociologypt_BR
dc.subjectSociology Professorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, João Henrique Lúcio de.-
dc.creatorFEITOSA, Fabiano Farias.-
dc.creatorMONTEIRO, José Marciano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DESAFIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA - ANAIS ARTIGO DE EVENTO CDSA 2019.pdfO desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. - Anais Artigo de Evento CDSA 2019209.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.