Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881
Title: O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática.
Other Titles: The use of the literary genre “story” as a methodological resource for teaching Sociology: an experiment based on the story “O Moleque” by Lima Barreto as a proposal for a didactic sequence.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Francisco Stefeson da.
MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Ensino de Sociologia;Gênero literário conto;Conto Brasileiro;Lima Barreto - Conto O Moleque;Sequência didática - ensino de Sociologia;Recurso metodológico conto - ensino de Sociologia;Sociology Teaching;Literary genre story;Brazilian Conto;Lima Barreto - Conto O Moleque;Didactic sequence - Sociology teaching;Conto methodological resource - Sociology teacher
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Francisco Stefeson da; MONTEIRO, José Marciano. O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 8, 2023. Anais [...]. Belém - PA, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa apresentar a utilização do gênero conto como recurso metodológico para o auxílio didático no ensino de sociologia. O objetivo é evidenciar o gênero literário conto como fonte interdisciplinar que possibilita aprofundar reflexões acerca de temáticas relacionadas à sociologia. O conto escolhido, para o experimento pedagógica de uma sequência didática foi “O Moleque” de Lima Barreto (1881-1922). Lima Barreto é uma referência para reflexões acerca das questões sociais. Ao abordar temas considerados tabus sociais à época, Lima Barreto fez da literatura um instrumento de denúncia social. É pela acidez das suas críticas, que estabelecemos este diálogo entre literatura e sociologia. O olhar irônico crítico e sarcástico de Lima Barreto, evidencia camadas sociais que, à época se encontrava invisibilizadas. Ao descrever os personagens, a geografia, o território, as sociabilidades presentes no subúrbio carioca, Lima Barreto nos permite compreender a sociedade da época com seus marcadores de classe e de raça.
Keywords: Ensino de Sociologia
Gênero literário conto
Conto Brasileiro
Lima Barreto - Conto O Moleque
Sequência didática - ensino de Sociologia
Recurso metodológico conto - ensino de Sociologia
Sociology Teaching
Literary genre story
Brazilian Conto
Lima Barreto - Conto O Moleque
Didactic sequence - Sociology teaching
Conto methodological resource - Sociology teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia. Educação. Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
USO DO GENERO LITERARIO CONTO - ANAIS ARTIGO DE EVENTO CDSA 2023.pdfO uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. - Anais Artigo de Eventos CDSA 2023273.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.