Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
Title: Relatório da prática de ensino.
Other Titles: Teaching practice report.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, José Rômulo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Eronildes Câmara de.
Keywords: Relatório de prática de ensino - História;Ensino de História;Formação docente - História;Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia;Prática de ensino - História;Formação de professores - História;Estágio supervisionado - História;Teaching Practice Report - History;Teaching History;Teacher training - History;National Curricular Parameters - History and Geography;Teaching practice - History;Teacher training - History;Supervised internship - History
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
???metadata.dc.description.resumo???: Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Keywords: Relatório de prática de ensino - História
Ensino de História
Formação docente - História
Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia
Prática de ensino - História
Formação de professores - História
Estágio supervisionado - História
Teaching Practice Report - History
Teaching History
Teacher training - History
National Curricular Parameters - History and Geography
Teaching practice - History
Teacher training - History
Supervised internship - History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História. Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RÔMULO FEITOSA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO LIC. HISTÓRIA CH 2013.pdfJosé Rômulo Feitosa. - Relatório de Estágio Lic. História CH 20136.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.