Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFEITOSA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eronildes Câmara de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.description.resumoEste relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória. Educação.pt_BR
dc.titleRelatório da prática de ensino.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889-
dc.date.accessioned2024-01-03T19:24:07Z-
dc.date.available2024-01-03-
dc.date.available2024-01-03T19:24:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelatório de prática de ensino - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografiapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Históriapt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Practice Report - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameters - History and Geographypt_BR
dc.subjectTeaching practice - Historypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectSupervised internship - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFEITOSA, José Rômulo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice report.pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RÔMULO FEITOSA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO LIC. HISTÓRIA CH 2013.pdfJosé Rômulo Feitosa. - Relatório de Estágio Lic. História CH 20136.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.