Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893
Title: | “Ser professor”: um desafio permanente. |
Other Titles: | “Being a teacher”: a permanent challenge. |
???metadata.dc.creator???: | ALVES, Ziselma Gomes Nascimento. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MONTENEGRO, José Benjamim. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | AGRA DO Ó, Alarcon. |
Keywords: | Estágio em História;Prática de ensino - História;Formação docente - História;Ensino de História;Formação de professores - História;Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB;Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB;Internship in History;Teaching practice - History;Teacher training - History;Teaching History;Teacher training - History;Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB;Bodocongó State College - Campina Grande - PB |
Issue Date: | 1998 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALVES, Ziselma Gomes Nascimento. “Ser professor”: um desafio permanente. 1998. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Em todas as épocas, em todas as sociedades, em qualquer lugar do mundo, encontramos pessoas que, pelo seu ideal de tornar a sua vidas e de todas mais humanas, pelo seu interesse em desvendar as descobertas das ciências e torná-las acessíveis a todos, pelo seu amor ao trabalho de ensinar e levar a criticar as tradições, os valores e os conhecimentos próprios de cada sociedade, se caracteriza como professor e seu ambiente de trabalho, é a escola. Aí, respeitando a educação que as crianças e jovens trazem do lar e sem recear o confronto que se estabelece entre esta e sua própria educação de professor , ao contrário, se valendo desse confronto, espera ele participar da formação de homens mais educados, mais humanos. Homens esses, que incluem tanto o aluno como o professor pois educam-se tanto os alunos quanto o professor. É com esse ideal que desenvolvia disciplina prática de Ensino de Iº e 2º graus do curo de História da Universidade Federal da Paraíba na Escola Estadual de Iº e 2º graus Ademar Veloso da Silveira, localizada em Bodocongó. Pensar a estruturação de ação docente, antes de mais nada, é pensar a localização do educador frente a algumas questões: qual o seu lugar sócio-histórico-cultural? Como ele percebe a presença da disciplina História na experiência escolar? Que papéis sociais a disciplina permite/ possibilita funcionar na dinâmica da vida escolar (e, a partir dela, para a vida social em geral ) ? É tomando como referência estas e outras questões que assolam a nossa educação e tentando responder essas perguntas que elaborei o meu relatório da Prática de Ensino de História. |
Keywords: | Estágio em História Prática de ensino - História Formação docente - História Ensino de História Formação de professores - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship in History Teaching practice - History Teacher training - History Teaching History Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZISELMA GOMES NASCIMENTO ALVES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO LIC. HISTÓRIA CH 1998.pdf | Ziselma Gomes Nascimento Alves. - Relatório de Estágio Lic. História CH 1998 | 11.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.