Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893
Title: “Ser professor”: um desafio permanente.
Other Titles: “Being a teacher”: a permanent challenge.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Ziselma Gomes Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTENEGRO, José Benjamim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGRA DO Ó, Alarcon.
Keywords: Estágio em História;Prática de ensino - História;Formação docente - História;Ensino de História;Formação de professores - História;Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB;Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB;Internship in History;Teaching practice - History;Teacher training - History;Teaching History;Teacher training - History;Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB;Bodocongó State College - Campina Grande - PB
Issue Date: 1998
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Ziselma Gomes Nascimento. “Ser professor”: um desafio permanente. 1998. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893
???metadata.dc.description.resumo???: Em todas as épocas, em todas as sociedades, em qualquer lugar do mundo, encontramos pessoas que, pelo seu ideal de tornar a sua vidas e de todas mais humanas, pelo seu interesse em desvendar as descobertas das ciências e torná-las acessíveis a todos, pelo seu amor ao trabalho de ensinar e levar a criticar as tradições, os valores e os conhecimentos próprios de cada sociedade, se caracteriza como professor e seu ambiente de trabalho, é a escola. Aí, respeitando a educação que as crianças e jovens trazem do lar e sem recear o confronto que se estabelece entre esta e sua própria educação de professor , ao contrário, se valendo desse confronto, espera ele participar da formação de homens mais educados, mais humanos. Homens esses, que incluem tanto o aluno como o professor pois educam-se tanto os alunos quanto o professor. É com esse ideal que desenvolvia disciplina prática de Ensino de Iº e 2º graus do curo de História da Universidade Federal da Paraíba na Escola Estadual de Iº e 2º graus Ademar Veloso da Silveira, localizada em Bodocongó. Pensar a estruturação de ação docente, antes de mais nada, é pensar a localização do educador frente a algumas questões: qual o seu lugar sócio-histórico-cultural? Como ele percebe a presença da disciplina História na experiência escolar? Que papéis sociais a disciplina permite/ possibilita funcionar na dinâmica da vida escolar (e, a partir dela, para a vida social em geral ) ? É tomando como referência estas e outras questões que assolam a nossa educação e tentando responder essas perguntas que elaborei o meu relatório da Prática de Ensino de História.
Keywords: Estágio em História
Prática de ensino - História
Formação docente - História
Ensino de História
Formação de professores - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship in History
Teaching practice - History
Teacher training - History
Teaching History
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História. Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZISELMA GOMES NASCIMENTO ALVES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO LIC. HISTÓRIA CH 1998.pdfZiselma Gomes Nascimento Alves. - Relatório de Estágio Lic. História CH 199811.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.