Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, Z. G. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.contributor.advisor1IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7329516641843599pt_BR
dc.contributor.referee1AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee1IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308pt_BR
dc.description.resumoEm todas as épocas, em todas as sociedades, em qualquer lugar do mundo, encontramos pessoas que, pelo seu ideal de tornar a sua vidas e de todas mais humanas, pelo seu interesse em desvendar as descobertas das ciências e torná-las acessíveis a todos, pelo seu amor ao trabalho de ensinar e levar a criticar as tradições, os valores e os conhecimentos próprios de cada sociedade, se caracteriza como professor e seu ambiente de trabalho, é a escola. Aí, respeitando a educação que as crianças e jovens trazem do lar e sem recear o confronto que se estabelece entre esta e sua própria educação de professor , ao contrário, se valendo desse confronto, espera ele participar da formação de homens mais educados, mais humanos. Homens esses, que incluem tanto o aluno como o professor pois educam-se tanto os alunos quanto o professor. É com esse ideal que desenvolvia disciplina prática de Ensino de Iº e 2º graus do curo de História da Universidade Federal da Paraíba na Escola Estadual de Iº e 2º graus Ademar Veloso da Silveira, localizada em Bodocongó. Pensar a estruturação de ação docente, antes de mais nada, é pensar a localização do educador frente a algumas questões: qual o seu lugar sócio-histórico-cultural? Como ele percebe a presença da disciplina História na experiência escolar? Que papéis sociais a disciplina permite/ possibilita funcionar na dinâmica da vida escolar (e, a partir dela, para a vida social em geral ) ? É tomando como referência estas e outras questões que assolam a nossa educação e tentando responder essas perguntas que elaborei o meu relatório da Prática de Ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória. Educação.pt_BR
dc.title“Ser professor”: um desafio permanente.pt_BR
dc.date.issued1998-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893-
dc.date.accessioned2024-01-03T20:07:22Z-
dc.date.available2024-01-03-
dc.date.available2024-01-03T20:07:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio em Históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Históriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectInternship in Historypt_BR
dc.subjectTeaching practice - Historypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectBodocongó State College - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Ziselma Gomes Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Being a teacher”: a permanent challenge.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Ziselma Gomes Nascimento. “Ser professor”: um desafio permanente. 1998. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZISELMA GOMES NASCIMENTO ALVES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO LIC. HISTÓRIA CH 1998.pdfZiselma Gomes Nascimento Alves. - Relatório de Estágio Lic. História CH 199811.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.