Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33902
Title: Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica.
Other Titles: Experience report with the Lesson study methodology in pedagogical residency program.
Informe de experiencia con la metodología de estudio de lecciones en programa de residencia pedagógica.
???metadata.dc.creator???: Costa, Éderson Ramalho dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Josevandro Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASADO, Wellison Gomes.
Keywords: Matemática;Lesson study;Residência pedagógica;Licenciatura em matemática - residência pedagógica;Escola cidadã - Cuité-PB;Formação de licenciandos - matemática - relato de experiência;Mathematics;Pedagogical residency;Degree in mathematics - pedagogical residency;Citizen school - Cuité-PB;Training of undergraduate students - mathematics - report of experience;Matemáticas;Estudio de la lección;Licenciatura en matemáticas - residencia pedagógica;Escuela ciudadana - Cuité-PB;Formación de estudiantes de pregrado - matemáticas - informe de experiencia;Relato de experiência
Issue Date: 1-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Éderson Ramalho dos Santos. Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica. 2023. 19 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Cuité - Paraíba - Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este relato de experiência descreve o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase na Licenciatura em Matemática. O PRP tem como objetivo aprimorar a formação de licenciandos, permitindo que participem ativamente na educação a partir da segunda metade de seu curso de licenciatura. Dezesseis licenciandos foram distribuídos em grupos e designados para uma escola cidadã integral em Cuité-PB. Na universidade os alunos contaram com o apoio da professora orientadora que coordenou o grupo através de reuniões semanais via Google Meet e na escola cada grupo contou com uma professora preceptora para o acompanhamento interno do processo formativo. Uma variedade de métodos de ensino foi usada durante as aulas, como resolução de problemas em grupo, discussões em sala de aula, dramatização e atividades práticas. Após cada aula, foram realizadas sessões de reflexão colaborativa envolvendo professores e alunos. Essas discussões permitiram avaliar a eficácia das estratégias empregadas, identificar desafios e fazer ajustes conforme necessário. Os resultados iniciais mostraram que houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos, discutidos pelos grupos de residentes. Além disso, os alunos mostraram uma maior motivação para aprender matemática e uma maior confiança em suas habilidades. Após essa experiência, os licenciandos saem mais preparados e motivados para enfrentar os desafios futuros de suas carreiras como educadores.
Abstract: This experience report describes the first module of the Pedagogical Residency Program (PRP) at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with an emphasis on Mathematics. The PRP aims to improve the training of undergraduates, allowing them to actively participate in education from the second half of their degree course. Sixteen undergraduates were divided into groups and assigned to a comprehensive citizens' school in Cuité-PB. At the university, the students had the support of the supervising teacher who coordinated the group through weekly meetings via Google Meet and at the school, each group had a preceptor teacher to monitor the training process internally. A variety of teaching methods were used during the lessons, such as group problem-solving, classroom discussions, role-playing and practical activities. After each lesson, collaborative reflection sessions were held involving teachers and students. These discussions made it possible to evaluate the effectiveness of the strategies employed, identify challenges and make adjustments as necessary. Initial results showed that there was a significant improvement in student performance, discussed by the resident groups. In addition, the students showed greater motivation to learn mathematics and greater confidence in their abilities. After this experience, the undergraduates leave more prepared and motivated to face the future challenges of their careers as educators.
???metadata.dc.description.resumen???: Este informe de experiencia describe el primer módulo del Programa de Residencia. Pedagógica (PRP) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con énfasis en Licenciatura en Matemáticas. El PRP tiene como objetivo mejorar la formación de graduados, permitiéndoles participar activamente en la educación desde la segunda mitad de tu carrera. Dieciséis graduados fueron distribuidos en grupos y asignado a una escuela ciudadana integral en Cuité-PB. En la universidad, los estudiantes contó con el apoyo del docente guía quien coordinó el grupo a través de reuniones semanalmente vía Google Meet y en la escuela cada grupo contaba con un maestro preceptor para el seguimiento interno del proceso de formación. Una variedad de métodos de enseñanza. se utilizó durante las clases, como la resolución de problemas en grupo, discusiones en el aula, clase, dramatización y actividades prácticas. Después de cada clase se realizaron sesiones de reflexión. colaborativo involucrando a profesores y estudiantes. Estas discusiones permitieron evaluar la efectividad de las estrategias utilizadas, identificar desafíos y hacer los ajustes necesarios. Tú Los resultados iniciales mostraron que hubo una mejora significativa en el desempeño de estudiantes, discutidos por grupos de residentes. Además, los estudiantes mostraron una mayor Motivación para aprender matemáticas y mayor confianza en tus habilidades. Después de este experiencia, los graduados están más preparados y motivados para enfrentar los desafíos futuro de sus carreras como educadores.
Keywords: Matemática
Lesson study
Residência pedagógica
Licenciatura em matemática - residência pedagógica
Escola cidadã - Cuité-PB
Formação de licenciandos - matemática - relato de experiência
Mathematics
Pedagogical residency
Degree in mathematics - pedagogical residency
Citizen school - Cuité-PB
Training of undergraduate students - mathematics - report of experience
Matemáticas
Estudio de la lección
Licenciatura en matemáticas - residencia pedagógica
Escuela ciudadana - Cuité-PB
Formación de estudiantes de pregrado - matemáticas - informe de experiencia
Relato de experiência
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33902
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉDERSON RAMALHO DOS SANTOS COSTA - RELATO DE EXPERIÊNCIA TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfÉderson Ramalho dos Santos Costa - Relato de Experiência TCC Licenciatura em Matemática CES 2023719.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.