Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Josevandro Barros.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, Josevandro Barros.pt_BR
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, JOSEVANDRO.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729489608618628pt_BR
dc.contributor.referee2CASADO, Wellison Gomes.-
dc.contributor.referee2IDCASADO, W. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918770916990317pt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência descreve o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase na Licenciatura em Matemática. O PRP tem como objetivo aprimorar a formação de licenciandos, permitindo que participem ativamente na educação a partir da segunda metade de seu curso de licenciatura. Dezesseis licenciandos foram distribuídos em grupos e designados para uma escola cidadã integral em Cuité-PB. Na universidade os alunos contaram com o apoio da professora orientadora que coordenou o grupo através de reuniões semanais via Google Meet e na escola cada grupo contou com uma professora preceptora para o acompanhamento interno do processo formativo. Uma variedade de métodos de ensino foi usada durante as aulas, como resolução de problemas em grupo, discussões em sala de aula, dramatização e atividades práticas. Após cada aula, foram realizadas sessões de reflexão colaborativa envolvendo professores e alunos. Essas discussões permitiram avaliar a eficácia das estratégias empregadas, identificar desafios e fazer ajustes conforme necessário. Os resultados iniciais mostraram que houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos, discutidos pelos grupos de residentes. Além disso, os alunos mostraram uma maior motivação para aprender matemática e uma maior confiança em suas habilidades. Após essa experiência, os licenciandos saem mais preparados e motivados para enfrentar os desafios futuros de suas carreiras como educadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Matemáticapt_BR
dc.titleRelato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2023-11-01-
dc.description.abstractThis experience report describes the first module of the Pedagogical Residency Program (PRP) at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with an emphasis on Mathematics. The PRP aims to improve the training of undergraduates, allowing them to actively participate in education from the second half of their degree course. Sixteen undergraduates were divided into groups and assigned to a comprehensive citizens' school in Cuité-PB. At the university, the students had the support of the supervising teacher who coordinated the group through weekly meetings via Google Meet and at the school, each group had a preceptor teacher to monitor the training process internally. A variety of teaching methods were used during the lessons, such as group problem-solving, classroom discussions, role-playing and practical activities. After each lesson, collaborative reflection sessions were held involving teachers and students. These discussions made it possible to evaluate the effectiveness of the strategies employed, identify challenges and make adjustments as necessary. Initial results showed that there was a significant improvement in student performance, discussed by the resident groups. In addition, the students showed greater motivation to learn mathematics and greater confidence in their abilities. After this experience, the undergraduates leave more prepared and motivated to face the future challenges of their careers as educators.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33902-
dc.date.accessioned2024-01-04T19:58:24Z-
dc.date.available2024-01-04-
dc.date.available2024-01-04T19:58:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemática - residência pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola cidadã - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectFormação de licenciandos - matemática - relato de experiênciapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectDegree in mathematics - pedagogical residencypt_BR
dc.subjectCitizen school - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectTraining of undergraduate students - mathematics - report of experiencept_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subjectEstudio de la lecciónpt_BR
dc.subjectLicenciatura en matemáticas - residencia pedagógicapt_BR
dc.subjectEscuela ciudadana - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectFormación de estudiantes de pregrado - matemáticas - informe de experienciapt_BR
dc.subjectRelato de experiência-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCosta, Éderson Ramalho dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperience report with the Lesson study methodology in pedagogical residency program.pt_BR
dc.title.alternativeInforme de experiencia con la metodología de estudio de lecciones en programa de residencia pedagógica.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Éderson Ramalho dos Santos. Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica. 2023. 19 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Cuité - Paraíba - Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEste informe de experiencia describe el primer módulo del Programa de Residencia. Pedagógica (PRP) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con énfasis en Licenciatura en Matemáticas. El PRP tiene como objetivo mejorar la formación de graduados, permitiéndoles participar activamente en la educación desde la segunda mitad de tu carrera. Dieciséis graduados fueron distribuidos en grupos y asignado a una escuela ciudadana integral en Cuité-PB. En la universidad, los estudiantes contó con el apoyo del docente guía quien coordinó el grupo a través de reuniones semanalmente vía Google Meet y en la escuela cada grupo contaba con un maestro preceptor para el seguimiento interno del proceso de formación. Una variedad de métodos de enseñanza. se utilizó durante las clases, como la resolución de problemas en grupo, discusiones en el aula, clase, dramatización y actividades prácticas. Después de cada clase se realizaron sesiones de reflexión. colaborativo involucrando a profesores y estudiantes. Estas discusiones permitieron evaluar la efectividad de las estrategias utilizadas, identificar desafíos y hacer los ajustes necesarios. Tú Los resultados iniciales mostraron que hubo una mejora significativa en el desempeño de estudiantes, discutidos por grupos de residentes. Además, los estudiantes mostraron una mayor Motivación para aprender matemáticas y mayor confianza en tus habilidades. Después de este experiencia, los graduados están más preparados y motivados para enfrentar los desafíos futuro de sus carreras como educadores.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉDERSON RAMALHO DOS SANTOS COSTA - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfÉderson Ramalho dos Santos Costa - TCC Relato de Experiência Licenciatura em Matemática CES 2023719.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.