Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA arte esotérica visionária revela um imaginário da religiosidade contemporânea, expondo representações do sagrado em imagens que traduzem uma estética do numinoso, marcada pela intersemiose. A imagética pós-moderna explora níveis de realidade unindo razão e sensibilidade em novo sensorium, percebido entre hibridismos, anamorfoses e processamentos gestálticos, descortinando elementos e sistemas do imaginário humano constituintes de uma arqué que se traduz em arte. Se, para Durand, as imagens nascem no imaginário a partir da sensação, as imagens místicas nascem do contato sensorial com o numinoso. A análise recai sobre a obra do artista plástico peruano Pablo Amaringo (1938-2009), autor de numerosos quadros retratando mirações da ayahuasca, seguido por outros artistas menos conhecidos que trabalham com a mesma temática. Ayahuasca, também denominada yagé, caapi, huasca, é um termo de origem quéchua, significando “bebida dos espíritos”. Como bebida ritual ou enteógeno, faz parte da cultura de muitos povos tradicionais na abrangência da floresta amazônica, sendo milenarmente utilizada em artes de cura e outras práticas xamânicas, remetendo a experiência do sagrado, a uma hierofania. Símbolos, arquétipos e mitos são traduzidos em obras de arte, expondo um universo de seres habitantes de um imaginário amazônida e revelando segredos de experiências subjetivas. As imagens que constituem as obras analisadas ilustram não apenas uma visão pessoal, mas representam vivências diversas conectadas por regularidades e padrões comuns ao imaginário ayahuasqueiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologia.pt_BR
dc.subject.cnpqArtes.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titlePelo lado de dentro: razão e sensibilidade na arte visionária Ayahuasqueira.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33928-
dc.date.accessioned2024-01-08T18:49:04Z-
dc.date.available2024-01-08-
dc.date.available2024-01-08T18:49:04Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectAyahuasqueira - artept_BR
dc.subjectArte peruanapt_BR
dc.subjectPablo Amaringo - artista plástico peruanopt_BR
dc.subjectArte esotéricapt_BR
dc.subjectYagé - artept_BR
dc.subjectCaapi - artept_BR
dc.subjectHuasca - artept_BR
dc.subjectImaginário ayahuasqueiropt_BR
dc.subjectArte dos povos amazônicospt_BR
dc.subjectVisual anthropologypt_BR
dc.subjectAyahuasca - artpt_BR
dc.subjectPeruvian artpt_BR
dc.subjectPablo Amaringo - Peruvian plastic artistpt_BR
dc.subjectEsoteric artpt_BR
dc.subjectYagé - artpt_BR
dc.subjectCaapi - artpt_BR
dc.subjectHuasca - artpt_BR
dc.subjectImaginary ayahuascapt_BR
dc.subjectArt of the Amazonian peoplespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorACCIOLY, Sheila Mendes.-
dc.creatorSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.creatorNASCIMENTO, Dávila Maria C. Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the inside: reason and sensitivity in the visionary art of Ayahuasqueira.pt_BR
dc.identifier.citationACCIOLLY, Sheila; SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de; NASCIMENTO, Dávila Mariana C. Andrade. Pelo lado de dentro: razão e sensibilidade na arte visionária ayahuasqueira. In: V Reunião Equatorial de Antropologia-REA, 2015, Maceió. V Reunião Equatorial de Antropologia/XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste: direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimento. Maceió: ADUFAL, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33928pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PELO LADO DE DENTRO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfPelo lado de dentro: razão e sensibilidade na arte visionária Ayahuasqueira. - Artigo de Evento CDSA 2015579.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.