Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33933
Title: O Jogo Caprimath como recurso didático para o ensino de frações.
Other Titles: The Capprimath Game as a teaching resource for teaching fractions.
???metadata.dc.creator???: ISIDRO, Maria Eduarda Nunes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Diogo Cabral de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, José Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação matemática;Jogo de tabuleiro;Recurso didático - jogo;Jogo de cartas;Ensino de frações;Matemática – ensino;Prata – PB – caprinocultura;Mathematics education;Board game;Didactic resource - game;Card game;Teaching fractions;Mathematics – teaching;Prata – PB – goat farming
Issue Date: 14-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ISIDRO, Maria Eduarda Nunes. O Jogo Caprimath como recurso didático para o ensino de frações. 2023. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33933
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é apresentar o jogo CapriMath como uma proposta de atividade para o ensino de frações. Propõe-se a integração desse jogo, que combina conceitos matemáticos com a caprinocultura, como uma estratégia para o ensino de Matemática valorizando uma atividade da realidade local. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, esta pesquisa investiga a experiência de 16 alunos do 7º ano. O CapriMath, um jogo que aborda operações com frações, é apresentado e desenvolvido em termos de seus materiais, regras e potencialidades pedagógicas. Os dados foram coletados por meio da descrição das experiências dos alunos durante o jogo e por meio de um questionário. Os resultados destacam a colaboração entre os alunos, evidenciando a natureza colaborativa do jogo. A dinâmica e o envolvimento demonstram seu potencial educacional. Conclui-se que o jogo atingiu seus objetivos ao oferecer uma experiência positiva de aprendizado, instigando os alunos a relacionarem questões referente a frações com situações do cotidiano, para dar significado ao conteúdo.
Keywords: Educação matemática
Jogo de tabuleiro
Recurso didático - jogo
Jogo de cartas
Ensino de frações
Matemática – ensino
Prata – PB – caprinocultura
Mathematics education
Board game
Didactic resource - game
Card game
Teaching fractions
Mathematics – teaching
Prata – PB – goat farming
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências da Natureza e Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33933
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA NUNES ISIDRO - TCC ESP. CIÊNCIAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdfMaria Eduarda Nunes Isidro - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática CDSA 20231.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.