Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33933
Title: | O Jogo Caprimath como recurso didático para o ensino de frações. |
Other Titles: | The Capprimath Game as a teaching resource for teaching fractions. |
???metadata.dc.creator???: | ISIDRO, Maria Eduarda Nunes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Diogo Cabral de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CAVALCANTE, José Luiz. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
Keywords: | Educação matemática;Jogo de tabuleiro;Recurso didático - jogo;Jogo de cartas;Ensino de frações;Matemática – ensino;Prata – PB – caprinocultura;Mathematics education;Board game;Didactic resource - game;Card game;Teaching fractions;Mathematics – teaching;Prata – PB – goat farming |
Issue Date: | 14-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ISIDRO, Maria Eduarda Nunes. O Jogo Caprimath como recurso didático para o ensino de frações. 2023. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33933 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo deste trabalho é apresentar o jogo CapriMath como uma proposta de atividade para o ensino de frações. Propõe-se a integração desse jogo, que combina conceitos matemáticos com a caprinocultura, como uma estratégia para o ensino de Matemática valorizando uma atividade da realidade local. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, esta pesquisa investiga a experiência de 16 alunos do 7º ano. O CapriMath, um jogo que aborda operações com frações, é apresentado e desenvolvido em termos de seus materiais, regras e potencialidades pedagógicas. Os dados foram coletados por meio da descrição das experiências dos alunos durante o jogo e por meio de um questionário. Os resultados destacam a colaboração entre os alunos, evidenciando a natureza colaborativa do jogo. A dinâmica e o envolvimento demonstram seu potencial educacional. Conclui-se que o jogo atingiu seus objetivos ao oferecer uma experiência positiva de aprendizado, instigando os alunos a relacionarem questões referente a frações com situações do cotidiano, para dar significado ao conteúdo. |
Keywords: | Educação matemática Jogo de tabuleiro Recurso didático - jogo Jogo de cartas Ensino de frações Matemática – ensino Prata – PB – caprinocultura Mathematics education Board game Didactic resource - game Card game Teaching fractions Mathematics – teaching Prata – PB – goat farming |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências da Natureza e Matemática. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33933 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA EDUARDA NUNES ISIDRO - TCC ESP. CIÊNCIAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdf | Maria Eduarda Nunes Isidro - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática CDSA 2023 | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.