Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2203546271442822pt_BR
dc.contributor.advisor1RÊGO, Thaiseany de Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDRÊGO, T. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0964977646712026pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Carlos Alano Soares de.-
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, C. A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2GURGEL, Judson da Cruz.-
dc.contributor.referee2IDGURGEL, J. C.pt_BR
dc.description.resumoA qualidade no serviço público é um direito da sociedade e vem sendo abordada em diversos estudos. Oferecer um serviço de qualidade requer avaliações e reŕexões sobre como tem sido prestado. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva avaliar a percepção dos usuários quanto aos serviços e procedimentos ofertados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para isso, aplicou-se um questionário aos estudantes da instituição baseado no modelo Servqual, a fim de identificar as expectativas e percepções dos respondentes sobre o serviço sobre cinco dimensões (Aspectos Tangíveis, Confiabilidade, Presteza, Garantia e Empatia). O modelo teórico foi validado a partir da realização de Análise Fatorial Confirmatória dos dados obtidos pelas respostas dos participantes. No total, foram coletados 183 questionários válidos, cujas respostas foram analisadas por meio de estatística descritiva, além de Análise Multivariada de Variância com Permutação (PERMANOVA), para comparação entre grupos de participantes. A partir da diferença entre as médias das expectativas e percepções dos usuários, observou-se gaps de qualidade em todas as dimensões do modelo, sendo as maiores discrepâncias encontradas na Confiabilidade e Aspectos Tangíveis. As análises apontaram não haver diferenças significativas na avaliação quando comparados grupos distintos de respondentes, constatando-se que as expectativas superam a percepção dos usuários em níveis semelhantes entre os recortes da amostra. Os resultados demonstraram insatisfação dos estudantes com o serviço ofertado pela PROGRAD/UEPB e serviram de base para elaboração de plano de recomendações proposto para melhoria da sua qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMestrado em Administração Públicapt_BR
dc.titleQualidade no serviço público: um estudo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).pt_BR
dc.date.issued2023-11-28-
dc.description.abstractThe quality in public service is a right of society and has been addressed in several studies. Ofering a quality service requires evaluations and reŕections on how it has been provided. In this sense, this research aims to evaluate users’ perception regarding the services and procedures ofered by the Dean of Undergraduate Studies (PROGRAD) of the State University of Paraíba (UEPB). To this end, a questionnaire was administered to the institution’s students based on the Servqual model, in order to identify respondents’ expectations and perceptions about the service in őve dimensions (Tangible Aspects, Reliability, Responsiveness, Assurance and Empathy). The theoretical model was validated by carrying out Conőrmatory Factor Analysis of the data obtained from the participants’ responses. In total, 183 valid questionnaires were collected, the answers to which were analyzed using descriptive statistics, in addition to Multivariate Analysis of Variance with Permutation (PERMANOVA), for comparison between groups of participants. Based on the diference between the average of expectations and perceptions of users, quality gaps were observed in all dimensions of the model, with the largest discrepancies found in Reliability and Tangible Aspects. The analyzes showed that there were no signiőcant diferences in the evaluation when comparing diferent groups of respondents, noting that expectations exceed users’ perceptions at similar levels between the sample groups. The results demonstrated student dissatisfaction with the service ofered by PROGRAD/UEPB and served as a basis for elaborating a plan of recommendations proposed to improve its quality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33954-
dc.date.accessioned2024-01-15T17:47:07Z-
dc.date.available2024-01-15-
dc.date.available2024-01-15T17:47:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectQualidade no Serviço Públicopt_BR
dc.subjectModelo Servqualpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectQuality in Public Servicept_BR
dc.subjectServqual Modelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Allison Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuality in public service: a study at the Dean of Undergraduate Studies (PROGRAD) at the State University of Paraíba (UEPB).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Allison Gomes. Qualidade no serviço público: um estudo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2023. 128fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33954pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLISON GOMES SILVA - DISSERTAÇÃO PROFIAP CCJS 2023.pdfALLISON GOMES SILVA - DISSERTAÇÃO PROFIAP CCJS 20234.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.