Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNo ensino de sociologia, os livros didáticos exercem um forte protagonismo nas mediações pedagógicas, ganhando mais relevância pelo fato de não existir uma base curricular compartilhada para o ensino médio. Por outro lado, a sociologia ambiental tem ganhado espaço e relevância nos estudos das questões socioambientais em virtude da complexidade em que se apresentam no cenário global. Dentro desse novo campo científico, a perspectiva da Sociedade de Risco, que tem como principal expoente o sociólogo Ulrich Beck (2011), tem se mostrado uma das mais promissoras para o entendimento das origens e desdobramentos das questões socioambientais no contexto atual. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar a Sociedade de Risco nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e descrever seu arcabouço teórico. Ademas, a investigação norteou-se na seguinte questão de pesquisa: como a Sociedade de Risco é tratada nos livros didáticos de Sociologia e como contribui para despertar, no ensino médio, o interesse pelas questões socioambientais? A pesquisa se caracterizou como uma análise documental exploratória dos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD em 2018, com uma abordagem de natureza qualitativa e ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O trabalho identificou discussões do campo do estudo em torno do tema Sociedade de Risco, mas de forma incipiente e com lacunas. Dos cinco livros analisados, a perspectiva não é um conteúdo evidente em quatro deles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.citation.issue44pt_BR
dc.titleSociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960-
dc.date.accessioned2024-01-16T18:45:22Z-
dc.date.available2024-01-16-
dc.date.available2024-01-16T18:45:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSociologia ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectLivros didáticos de sociologia - análisept_BR
dc.subjectTeoria da sociedade de riscopt_BR
dc.subjectSociedade de riscopt_BR
dc.subjectEnvironmental sociologypt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectSociology textbooks - analysispt_BR
dc.subjectRisk society theorypt_BR
dc.subjectRisk societypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Antônio Josinaldo Soares.-
dc.creatorDINIZ, Paulo Cesar Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental sociology and Sociology teaching: brief analysis of sociology textbooks in light of risk society theory.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Antônio Josinaldo Soares; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOCIOLOGIA AMBIENTAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2020.pdfSociologia ambiental e ensino de sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. - Artigo de Evento CDSA 2020205.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.