Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
Title: Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco.
Other Titles: Environmental sociology and Sociology teaching: brief analysis of sociology textbooks in light of risk society theory.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Antônio Josinaldo Soares.
DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.
Keywords: Sociologia ambiental;Ensino de Sociologia;Livros didáticos de sociologia - análise;Teoria da sociedade de risco;Sociedade de risco;Environmental sociology;Teaching Sociology;Sociology textbooks - analysis;Risk society theory;Risk society
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Antônio Josinaldo Soares; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
???metadata.dc.description.resumo???: No ensino de sociologia, os livros didáticos exercem um forte protagonismo nas mediações pedagógicas, ganhando mais relevância pelo fato de não existir uma base curricular compartilhada para o ensino médio. Por outro lado, a sociologia ambiental tem ganhado espaço e relevância nos estudos das questões socioambientais em virtude da complexidade em que se apresentam no cenário global. Dentro desse novo campo científico, a perspectiva da Sociedade de Risco, que tem como principal expoente o sociólogo Ulrich Beck (2011), tem se mostrado uma das mais promissoras para o entendimento das origens e desdobramentos das questões socioambientais no contexto atual. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar a Sociedade de Risco nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e descrever seu arcabouço teórico. Ademas, a investigação norteou-se na seguinte questão de pesquisa: como a Sociedade de Risco é tratada nos livros didáticos de Sociologia e como contribui para despertar, no ensino médio, o interesse pelas questões socioambientais? A pesquisa se caracterizou como uma análise documental exploratória dos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD em 2018, com uma abordagem de natureza qualitativa e ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O trabalho identificou discussões do campo do estudo em torno do tema Sociedade de Risco, mas de forma incipiente e com lacunas. Dos cinco livros analisados, a perspectiva não é um conteúdo evidente em quatro deles.
Keywords: Sociologia ambiental
Ensino de Sociologia
Livros didáticos de sociologia - análise
Teoria da sociedade de risco
Sociedade de risco
Environmental sociology
Teaching Sociology
Sociology textbooks - analysis
Risk society theory
Risk society
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOCIOLOGIA AMBIENTAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2020.pdfSociologia ambiental e ensino de sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. - Artigo de Evento CDSA 2020205.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.