Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33967
Title: Alfabetização científica no ensino médio: uma intervenção pedagógica a partir da disciplina eletiva “Não é opinião, é ciência”.
Other Titles: Scientific literacy in high school: a pedagogical intervention based on the elective subject “It’s not opinion, it’s science”.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Mylena Vicente da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Katia Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Keywords: Alfabetização científica;Ensino médio;Disciplina eletiva;Disciplina eletiva;Disciplina eletiva;Desvalorização das ciências humanas;Scientific literacy;High school;Elective course;Scientific initiation;Pedagogical intervention;Devaluation of human sciences
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Mylena Vicente da. Alfabetização científica no ensino médio: uma intervenção pedagógica a partir da disciplina eletiva “Não é opinião, é ciência”. 2023. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33967
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho relata uma intervenção pedagógica com estudantes do Ensino Médio, voltada para a promoção da alfabetização científica nas Humanidades, em especial na sociologia. A escolha do tema ocorreu como resposta à tendência atual de uma educação voltada à lógica mercadológica (Laval, 2019) e à desvalorização das Humanidades (Costa, 2016). A ação aconteceu a partir da criação de uma disciplina eletiva aplicada em duas escolas do Cariri paraibano. Metodologicamente, foram percorridos as seguintes etapas: 1. Definição do campo de intervenção; 2. Pesquisa e análise documental; 3. Elaboração da ementa e divulgação da disciplina eletiva; e 4. Realização da disciplina. Com a intervenção, pretendemos que os estudantes conseguissem diferenciar método científico de conhecimentos provenientes do senso comum, compreendendo a importância da ciência na vida cotidiana, a fim de explorar a capacidade reflexiva e argumentativa na análise das relações sociais. Ao longo do semestre, os estudantes foram apresentados aos princípios do método científico, visando à promoção da capacidade reflexiva, argumentativa e o espírito de investigação. Auxiliamos os professores ao longo de toda a disciplina (planejamento, construção de material para aulas e regência de três encontros). Após a introdução ao debate, os alunos participaram de construção de instrumento de pesquisa e realizaram aplicação de questionário em seus contextos comunitários sobre o fenômeno das fake News. Diante da escassez de tempo e dificuldades dos estudantes, oferecemos auxílio para a construção do formulário e computação dos dados. Por fim, aconteceu a vivência de uma audiência pública simulada (culminância) no CDSA, tendo como tema o Projeto de lei das fake news (PL 2630/2020). Além de compartilharem as informações da pesquisa realizada, os participantes falaram diante do auditório, posicionando-se de forma favorável ou contrária ao projeto de lei. Apesar das limitações identificadas na análise dos dados, foi possível perceber que a experiência contribuiu para a formação dos estudantes, especialmente quanto à compreensão do fazer científico das ciências humanas e da construção de debates públicos. Posteriormente ao evento, notou-se a satisfação dos estudantes com essa experiência, tanto por meio do formulário de avaliação da disciplina eletiva que aplicamos como por meio de relatos nas redes sociais. Houve boa aceitação da disciplina eletiva e dos conteúdos desenvolvidos por parte dos estudantes e dos professores à frente da experiência em cada uma das escolas.
Abstract: This work reports a pedagogical intervention with high school students, aimed at promoting scientific literacy in the Humanities, especially sociology. The choice of the theme occurred in response to the current trend of education focused on market logic (Laval, 2019) and the devaluation of the Humanities (Costa, 2016). The action took place following the creation of an elective subject applied in two schools in Cariri, Paraíba. Methodologically, the following steps were taken: 1. Definition of the intervention field; 2. Documentary research and analysis; 3. Preparation of the syllabus and dissemination of the elective course; and 4. Completion of the discipline. With the intervention, we intended for students to be able to differentiate the scientific method from knowledge derived from common sense, understanding the importance of science in everyday life, in order to explore reflective and argumentative capacity in the analysis of social relations. Throughout the semester, students were introduced to the principles of the scientific method, aiming to promote reflective and argumentative capacity and the spirit of investigation. We help teachers throughout the entire subject (planning, creating material for classes and conducting three meetings). After the introduction to the debate, the students participated in the construction of a research instrument and carried out a questionnaire in their community contexts about the phenomenon of fake news. Given the lack of time and students' difficulties, we offered assistance in creating the form and computing the data. Finally, there was a simulated public hearing (culmination) at the CDSA, with the topic of the Fake News Bill (PL 2630/2020). In addition to sharing information from the research carried out, participants spoke in front of the auditorium, positioning themselves in favor or against the bill. Despite the limitations identified in the data analysis, it was possible to see that the experience contributed to the students' training, especially in terms of understanding the scientific work of human sciences and the construction of public debates. After the event, students' satisfaction with this experience was noted, both through the elective course evaluation form that we applied and through reports on social media. There was good acceptance of the elective course and the content developed by students and teachers ahead of the experience in each of the schools.
Keywords: Alfabetização científica
Ensino médio
Disciplina eletiva
Disciplina eletiva
Disciplina eletiva
Desvalorização das ciências humanas
Scientific literacy
High school
Elective course
Scientific initiation
Pedagogical intervention
Devaluation of human sciences
???metadata.dc.subject.cnpq???: Devaluation of human sciences
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33967
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYLENA VICENTE DA SILVA - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdfMylena Vicente da Silva - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 20233.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.