Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
Title: Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
Other Titles: Queuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Felipe Alves Mendes da.
NOGUEIRA, Jordana de Souza.
ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
Keywords: Teoria das filas;Medidas de desempenho;Delivery - pizzaria;Pizzaria - serviço de delivery;Pesquisa operacional;Estudo de caso;Queuing theory;Performance Measures;Delivery - pizzeria;Pizzeria - delivery service;Operational Research;Case study
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
???metadata.dc.description.resumo???: Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo.
Keywords: Teoria das filas
Medidas de desempenho
Delivery - pizzaria
Pizzaria - serviço de delivery
Pesquisa operacional
Estudo de caso
Queuing theory
Performance Measures
Delivery - pizzeria
Pizzeria - delivery service
Operational Research
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEORIA DAS FILAS - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2021.pdfTeoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. - Artigo de Evento CDSA 2021386.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.