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dc.description.resumoPrestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue41pt_BR
dc.titleTeoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977-
dc.date.accessioned2024-01-17T19:54:16Z-
dc.date.available2024-01-17-
dc.date.available2024-01-17T19:54:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectMedidas de desempenhopt_BR
dc.subjectDelivery - pizzariapt_BR
dc.subjectPizzaria - serviço de deliverypt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectQueuing theorypt_BR
dc.subjectPerformance Measurespt_BR
dc.subjectDelivery - pizzeriapt_BR
dc.subjectPizzeria - delivery servicept_BR
dc.subjectOperational Researchpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Felipe Alves Mendes da.-
dc.creatorNOGUEIRA, Jordana de Souza.-
dc.creatorARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQueuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977pt_BR
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