Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004
Title: A História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História.
Other Titles: Environmental History and its contributions to the teaching of History.
???metadata.dc.creator???: MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
Keywords: Ensino de História;História Ambiental;Educação Ambiental e História;Interdisciplinaridade - História e natureza;Teaching History;Environmental History;Environmental Education and History;Interdisciplinarity - History and nature
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. A história ambiental e suas contribuições para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 98-107. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004
???metadata.dc.description.resumo???: A história como ciência do vivido pode nos levar a refletir as experiências e práticas engendradas pelo homem em determinados recortes especiais e temporais, logo, a questão ambiental não poderia fugir do olhar do historiador, dado que ela esta relacionada à economia, a cultura e a expectativas de vida produzidas pela sociedade. Diante do exposto, nosso ensaio intenta contribuir com a reflexão sobre a abordagem histórica do homem envolvido com o meio ambiente. Já que a paisagem física tem forte influência sobre a paisagem cultural produzida pelo homem. Esta forma o impõe mobilidades e dinâmicas de práticas típicas de seu lugar de morada ou de exploração e trabalho. Também, em um segundo momento, vem trazer à tona o papel do ensino e do professor de história dentro de uma atuação interdisciplinar, visto que a atual linha da história ambiental vem promover uma nova forma de se perceber as ações humanas levando em consideração a interação do homem com e a natureza. A aliança entre narrativa e cartografia ou consciência histórica e consciência ambiental, não impede, nem desconstrói a postura profissional do historiador. Muito pelo contrário, espaço e tempo, são elementos estratégicos para a compreensão da história e ainda, elementos básicos para que a história passe a ter sentido na sala de aula para muitos alunos. Dado que o tempo em que vivemos, a necessidade pelo novo, a permanente descontinuidade de ações, impulsiona as pessoas a, de certa forma, abandonarem o passado, ao acreditar que este não toca o presente. Portanto, defendemos que tal reflexão em sala de aula, perceber a história e nela, a interdependência entre homem e meio ambiente, tem tamanha relevância na medida em que promove um debate atual, mas também é um mecanismo de facilitação e motivação de aprendizagem no ensino de história por desencadear conexões temáticas entre passado, presente e futuro.
Keywords: Ensino de História
História Ambiental
Educação Ambiental e História
Interdisciplinaridade - História e natureza
Teaching History
Environmental History
Environmental Education and History
Interdisciplinarity - History and nature
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A HISTÓRIA AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2010.pdfA História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História. - Evento II Colóquio Int. de História GT 2 2010259.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.