Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA história como ciência do vivido pode nos levar a refletir as experiências e práticas engendradas pelo homem em determinados recortes especiais e temporais, logo, a questão ambiental não poderia fugir do olhar do historiador, dado que ela esta relacionada à economia, a cultura e a expectativas de vida produzidas pela sociedade. Diante do exposto, nosso ensaio intenta contribuir com a reflexão sobre a abordagem histórica do homem envolvido com o meio ambiente. Já que a paisagem física tem forte influência sobre a paisagem cultural produzida pelo homem. Esta forma o impõe mobilidades e dinâmicas de práticas típicas de seu lugar de morada ou de exploração e trabalho. Também, em um segundo momento, vem trazer à tona o papel do ensino e do professor de história dentro de uma atuação interdisciplinar, visto que a atual linha da história ambiental vem promover uma nova forma de se perceber as ações humanas levando em consideração a interação do homem com e a natureza. A aliança entre narrativa e cartografia ou consciência histórica e consciência ambiental, não impede, nem desconstrói a postura profissional do historiador. Muito pelo contrário, espaço e tempo, são elementos estratégicos para a compreensão da história e ainda, elementos básicos para que a história passe a ter sentido na sala de aula para muitos alunos. Dado que o tempo em que vivemos, a necessidade pelo novo, a permanente descontinuidade de ações, impulsiona as pessoas a, de certa forma, abandonarem o passado, ao acreditar que este não toca o presente. Portanto, defendemos que tal reflexão em sala de aula, perceber a história e nela, a interdependência entre homem e meio ambiente, tem tamanha relevância na medida em que promove um debate atual, mas também é um mecanismo de facilitação e motivação de aprendizagem no ensino de história por desencadear conexões temáticas entre passado, presente e futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004-
dc.date.accessioned2024-01-19T17:38:02Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-01-19T17:38:02Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Ambiental e Históriapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade - História e naturezapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectEnvironmental Historypt_BR
dc.subjectEnvironmental Education and Historypt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity - History and naturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental History and its contributions to the teaching of History.pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. A história ambiental e suas contribuições para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 98-107. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A HISTÓRIA AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2010.pdfA História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História. - Evento II Colóquio Int. de História GT 2 2010259.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.