Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:45:55Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19 | - |
dc.date.available | 2024-01-19T17:45:55Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Acervos paleontológicos | pt_BR |
dc.subject | Paleontologia - acervos | pt_BR |
dc.subject | Cariri Cearense - patrimônio paleontológico | pt_BR |
dc.subject | História Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Fósseis | pt_BR |
dc.subject | Mineração e paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | pt_BR |
dc.subject | Paleontological collections | pt_BR |
dc.subject | Paleontology - collections | pt_BR |
dc.subject | Cariri Cearense - paleontological heritage | pt_BR |
dc.subject | Environmental History | pt_BR |
dc.subject | Fossils | pt_BR |
dc.subject | Mining and paleontology | pt_BR |
dc.subject | Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará | pt_BR |
dc.subject | DNPM Exhibition Room - Crato - CE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Daniela Márcia Medina. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Heritage education and paleontological collections: challenges. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A HISTÓRIA AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2010.pdf | Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. - Evento II Colóquio Int. de História GT 2 2010 | 259.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.