Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoLocalizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006-
dc.date.accessioned2024-01-19T17:45:55Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-01-19T17:45:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectAcervos paleontológicospt_BR
dc.subjectPaleontologia - acervospt_BR
dc.subjectCariri Cearense - patrimônio paleontológicopt_BR
dc.subjectHistória Ambientalpt_BR
dc.subjectFósseispt_BR
dc.subjectMineração e paleontologiapt_BR
dc.subjectMuseu de Fósseis de Santana do Cariri - Cearápt_BR
dc.subjectSala de Exposição do DNPM - Crato - CEpt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectPaleontological collectionspt_BR
dc.subjectPaleontology - collectionspt_BR
dc.subjectCariri Cearense - paleontological heritagept_BR
dc.subjectEnvironmental Historypt_BR
dc.subjectFossilspt_BR
dc.subjectMining and paleontologypt_BR
dc.subjectSantana do Cariri Fossil Museum - Cearápt_BR
dc.subjectDNPM Exhibition Room - Crato - CEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Daniela Márcia Medina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHeritage education and paleontological collections: challenges.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A HISTÓRIA AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2010.pdfEducação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. - Evento II Colóquio Int. de História GT 2 2010259.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.