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Title: As fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950).
Other Titles: The fantastic stories of Trancoso: practices and representations about cylinders in the Alto Sertão of Paraíba (1940-1950).
???metadata.dc.creator???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga.
Keywords: Histórias de Trancoso;Fantásticas histórias de Trancoso;Botijas - Alto Sertão da Paraíba;Tesouros encantados - botijas;Narrativas;São José de Piranhas - PB - narrativas sobre botija;Folclore paraibano;Circularidade cultural - Carlo Ginzburg;Cultura;Práticas e representações - Roger Chartier;Invenções e apropriações - Michel de Certeau;Trancoso Stories;Fantastic stories from Trancoso;Bottles - Alto Sertão da Paraíba;Enchanted treasures - cylinders;São José de Piranhas - PB - narratives about cylinders;Paraíba folklore;Cultural circularity - Carlo Ginzburg;Culture;Practices and representations - Roger Chartier;Inventions and appropriations - Michel de Certeau
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CEZÁRIO, Danilo de Sousa; WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga. As fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 416-422. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34017
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as narrativas produzidas sobre os “tesouros encantados”, popularmente chamados de “botijas”, na zona rural da antiga sede da cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão do Estado da Paraíba, nas proximidades de Cajazeiras, entre os anos de 1940 e 1950, período este marcado por mudanças de ordem política, econômica e social naquele “pedaço”, uma vez que a população da pequena aldeia foi obrigada, a deixar suas residências, suas experiências, sociabilidades e laços de solidariedade, por motivo da construção do açude de Boqueirão (Engenheiro Ávidos). Todavia, tais pessoas não deixaram para trás somente riquezas culturais, também, contam os antigos moradores, foram deixados lá, tesouros materiais e acorrentados a eles, a alma dos seus “donos”. Tais histórias, ao mesmo tempo em que intrigam as pessoas que experienciam o “achamento” ou o encantamento de tais riquezas, provocando espanto, surpresas, alegrias, sabores, ou mesmo, dissabores, também revelam a pluralidade cultural brasileira, focalizando a riqueza do nosso folclore e a influência da religião cristã no país, especialmente nas regiões sertanejas. É importante destacar que o estudo do universo fantástico das botijas, por sua condição cultural e material, é atravessado por duas figuras principais, quais sejam: o avarento, e o merecedor, conforme pode ser percebido a partir do estudo A botija encantada e o mundo do avarento, da historiadora Maria do Socorro Cipriano (2010). Destarte, a botija, tomada como algo maravilhoso, seria um tesouro encantado, escondido, em vida, por uma pessoa que poderia, ou não, viver em um mundo de avareza. Assim sendo, por tratar-se de um universo fantástico, as representações sobre os tesouros enterrados e os rituais de desentesouramento nos chegam através dos folhetos produzidos por poetas da região, de contos e, especialmente, da oralidade das pessoas que vivenciaram aquele tipo de ocorrência. Nesta perspectiva, desejamos analisar as representações sobre os entesouramentos construídas pelos grupos nomeados como populares, bem como aquelas representações construídas pelos grupos nomeados como elites, de forma a perceber como tais discursos ora se aproximam, ora se distanciam, construindo uma pluralidade de memórias sobre as botijas encantadas. Para a pesquisa a que nos propomos, é muito pertinente uma aproximação com o conceito de circularidade cultural do Carlo Guinzburg; na mesma medida também far-se-á necessário o uso dos conceitos de práticas e representações do historiador Roger Chartier; além de um diálogo com as idéias de invenções e apropriações de Michel de Certeau
Keywords: Histórias de Trancoso
Fantásticas histórias de Trancoso
Botijas - Alto Sertão da Paraíba
Tesouros encantados - botijas
Narrativas
São José de Piranhas - PB - narrativas sobre botija
Folclore paraibano
Circularidade cultural - Carlo Ginzburg
Cultura
Práticas e representações - Roger Chartier
Invenções e apropriações - Michel de Certeau
Trancoso Stories
Fantastic stories from Trancoso
Bottles - Alto Sertão da Paraíba
Enchanted treasures - cylinders
São José de Piranhas - PB - narratives about cylinders
Paraíba folklore
Cultural circularity - Carlo Ginzburg
Culture
Practices and representations - Roger Chartier
Inventions and appropriations - Michel de Certeau
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34017
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

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AS FANTÁSTICAS HISTÓRIAS DE TRANCOSO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfAs fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950). - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 2010128.83 kBAdobe PDFView/Open


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