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dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal analisar as narrativas produzidas sobre os “tesouros encantados”, popularmente chamados de “botijas”, na zona rural da antiga sede da cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão do Estado da Paraíba, nas proximidades de Cajazeiras, entre os anos de 1940 e 1950, período este marcado por mudanças de ordem política, econômica e social naquele “pedaço”, uma vez que a população da pequena aldeia foi obrigada, a deixar suas residências, suas experiências, sociabilidades e laços de solidariedade, por motivo da construção do açude de Boqueirão (Engenheiro Ávidos). Todavia, tais pessoas não deixaram para trás somente riquezas culturais, também, contam os antigos moradores, foram deixados lá, tesouros materiais e acorrentados a eles, a alma dos seus “donos”. Tais histórias, ao mesmo tempo em que intrigam as pessoas que experienciam o “achamento” ou o encantamento de tais riquezas, provocando espanto, surpresas, alegrias, sabores, ou mesmo, dissabores, também revelam a pluralidade cultural brasileira, focalizando a riqueza do nosso folclore e a influência da religião cristã no país, especialmente nas regiões sertanejas. É importante destacar que o estudo do universo fantástico das botijas, por sua condição cultural e material, é atravessado por duas figuras principais, quais sejam: o avarento, e o merecedor, conforme pode ser percebido a partir do estudo A botija encantada e o mundo do avarento, da historiadora Maria do Socorro Cipriano (2010). Destarte, a botija, tomada como algo maravilhoso, seria um tesouro encantado, escondido, em vida, por uma pessoa que poderia, ou não, viver em um mundo de avareza. Assim sendo, por tratar-se de um universo fantástico, as representações sobre os tesouros enterrados e os rituais de desentesouramento nos chegam através dos folhetos produzidos por poetas da região, de contos e, especialmente, da oralidade das pessoas que vivenciaram aquele tipo de ocorrência. Nesta perspectiva, desejamos analisar as representações sobre os entesouramentos construídas pelos grupos nomeados como populares, bem como aquelas representações construídas pelos grupos nomeados como elites, de forma a perceber como tais discursos ora se aproximam, ora se distanciam, construindo uma pluralidade de memórias sobre as botijas encantadas. Para a pesquisa a que nos propomos, é muito pertinente uma aproximação com o conceito de circularidade cultural do Carlo Guinzburg; na mesma medida também far-se-á necessário o uso dos conceitos de práticas e representações do historiador Roger Chartier; além de um diálogo com as idéias de invenções e apropriações de Michel de Certeaupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleAs fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34017-
dc.date.accessioned2024-01-19T19:41:03Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-01-19T19:41:03Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistórias de Trancosopt_BR
dc.subjectFantásticas histórias de Trancosopt_BR
dc.subjectBotijas - Alto Sertão da Paraíbapt_BR
dc.subjectTesouros encantados - botijaspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectSão José de Piranhas - PB - narrativas sobre botijapt_BR
dc.subjectFolclore paraibanopt_BR
dc.subjectCircularidade cultural - Carlo Ginzburgpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPráticas e representações - Roger Chartierpt_BR
dc.subjectInvenções e apropriações - Michel de Certeaupt_BR
dc.subjectTrancoso Storiespt_BR
dc.subjectFantastic stories from Trancosopt_BR
dc.subjectBottles - Alto Sertão da Paraíbapt_BR
dc.subjectEnchanted treasures - cylinderspt_BR
dc.subjectSão José de Piranhas - PB - narratives about cylinderspt_BR
dc.subjectParaíba folklorept_BR
dc.subjectCultural circularity - Carlo Ginzburgpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectPractices and representations - Roger Chartierpt_BR
dc.subjectInventions and appropriations - Michel de Certeaupt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.creatorWANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe fantastic stories of Trancoso: practices and representations about cylinders in the Alto Sertão of Paraíba (1940-1950).pt_BR
dc.identifier.citationCEZÁRIO, Danilo de Sousa; WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga. As fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 416-422. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34017pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

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AS FANTÁSTICAS HISTÓRIAS DE TRANCOSO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfAs fantásticas histórias de trancoso: práticas e representações sobre as botijas no Alto Sertão da Paraíba (1940-1950). - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 2010128.83 kBAdobe PDFView/Open


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