Grupo de Trabalho 06: Gêneros Híbridos na Construção da Narrativa Histórica: Cartas, Memórias, Autobiografias, Diários...
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Coordenadoras do GT 06:
Fabiana Sena
Socorro de Fátima Pacífico Barbosa
Este GT tem o propósito de congregar as pesquisas nas áreas da história cultural,
da história da educação e da história da literatura, formuladas a partir da utilização
de fontes materiais escritas e iconográficas, que mesclem vários gêneros de
discurso, os chamados gêneros híbridos. Tomando-os na fronteira entre a ficção,
memória e história, o GT tem por objetivo discutir as possibilidades e os limites de
alguns gêneros relacionados à escrita do eu e à construção de biografias.
Interessam, portanto, práticas de escrita e alguns de seus objetos: a carta e seus
autores (anônimos e célebres), sua guarda e sua publicação; os diários, consagrados
ou não, ficcionais ou “verdadeiros” e as autobiografias. Neste sentido, não há como
deixar de refletir sobre as narrativas de si disseminadas em milhares de blogs,
como forma atual e popular de uma escrita exibicionista e narcísica; a poesia
confessional e a narrativa ficcional, romances e contos como lugar de
exacerbamento do indivíduo. Em consonância com a visada que os estudos
biográficos têm assumido nas últimas décadas, tanto no campo da história, como
no da história da educação e da literatura, o interesse por esta narrativa, sua
validade histórica e ambiguidades, possibilita a este GT discutir este gênero como
produção historiográfica, fonte sobre o cotidiano de indivíduos, ou, por fim, como
método histórico. Entre os objetos de construção do gênero biográfico, inclui-se a fotografia como elemento passível de construção de uma narrativa biográfica e
histórica.
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Issue Date | Title | Author(s) |
2010 | Bitter Fingers: um relato amargo de dois famosos - Elton John e Bernie Taupin, 1975. | FARIAS, Elton John da Silva. |
2010 | Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910. | LIMA, Jônatas Ferreira de. |
2010 | Assis Chateaubriand e Clarice Lispector: breves considerações sobre duas biografias. | COSTA, Edson Tavares. |
2010 | Assim nasce uma poetisa: as táticas presentes no diálogo epistolar de Henriqueta Lisboa com Carlos Drummond de Andrade. | NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza. |
2010 | As relações de alteridade na narrativa de si: as autobiografias de Simone de Beauvoir. | CALADO, Eliana Alda de Freitas. |
2010 | Antes do escrito, o papel: a materialidade epistolar cascudiana como uma escrita de si. | SALES NETO, Francisco Firmino. |
2010 | A fotografia: uma aliada na transmissão de tradições da comunidade surda Brasileira. | COUTINHO, Denise. |
2010 | A escrita de si nos ensaios de Montaigne. | GADELHA, Luísa de Araújo Pereira. |
2010 | A experiência cotidiana a meio caminho da ficção: reflexões sobre o gênero diário a partir dos escritos de Helena Morley. | SILVA, Maria Célia Ribeiro da. |
2010 | A educação superior em foco: as memórias e as fotografias de formatura como registro de uma tradição (re)inventada. | BRANCO, Uyguaciara Veloso Castelo. |
2010 | A arte de adaptar livros no século XIX: o novo secretário português ou o código epistolar, por J. I. Roquette. | BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. |
2010 | “Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992. | MOURA, Endryws Felipe Souza de.; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
2010 | Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. | SENA, Fabiana. |
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