Grupo de Trabalho 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Collection home page

Logo
Coordenadoras do GT 07:

Juciene Batista Félix Andrade

Olívia Morais de Medeiros Neta

A nossa proposta de grupo de trabalho visa, sobretudo, abordar questões e temáticas concernentes ao exercício de pesquisa no campo da história e da educação em que as educabilidades, as sociabilidades e as sensibilidades podem ser exploradas em diversas pesquisas. Uma vez que a literatura historiográfica recente nos permite pensar numa histórica de conceitos como o limpo, o sujo, o odor, a alimentação, a fome, a cultura das aparências (a beleza, a feiúra, as roupas, os tecidos, as cores, etc.), a saúde e a doença, o medo e a alegria, enfim, um mundo de contrastes que muito revelam da dimensão e condição humana. Nesses termos, pensamos essas dimensões como atreladas a uma pedagogização dos sentidos e como formas de compreender o ser e estar no mundo de sujeitos em espaços e temporalidades específicas. Por isso, o exercício de pensar a pedagogização dos sentidos ou uma educação política dos sentidos passa por eixos do descritivo e do projetivo, estando intimamente associado ao alargamento da concepção de fontes históricas e seus múltiplos usos. Dessa forma, fontes como os anúncios em jornais e revistas, a literatura, as fotografias, as músicas, os códigos de posturas, as plantas baixas, os ofícios, as leis, os diários íntimos e as cartas, não são documentos em si, mas um diálogo entre o historiador do presente e o documento em seu contexto, pois essa é uma construção permanente nos quais podem ser impressos diversas hipóteses, leituras variadas em função dos recortes realizados sobre o mesmo. A pedagogia dos sentidos e as possibilidades de pesquisa em história e educação, assim, acenam para espaços e práticas educacionais, equipamentos e instituições, sentidos e símbolos de vivências e experiências diversas e formativas. Enfim, pretende-se com este grupo construir um espaço de diálogo que possa contribuir com os trabalhos que estejam em andamento bem como compartilhar experiências de pesquisas.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 12 of 12
Issue DateTitleAuthor(s)
2010Visões do urbano: a crônica como fonte de saber histórico.ARANHA, Gervácio Batista.
2010Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.CAVALCANTE, Maria Claudia.
2010Olhar a cidade sob a ótica Histórico–Arquitetural.ANDRADE, Juciene Batista Félix.
2010O silêncio e o papel em busca de fontes para a História da Educação em Campina Grande: o caso da professora Apolônia Amorim (1904-1949).MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de.; MELO, Josemir Camilo de.
2010Uma cartografia sentimental e histórica: primeiros rastros do Sertão no discurso de Ariano Suassuna.MARTINS, Jossefrania Vieira.
2010Relato de práticas ecológicas no currículo da Educação Infantil e efeito no Ensino Fundamental: uma proposta política.MELO, Maria Joelma Santos de.
2010O império do ridículo: a caricatura política de Rafael Bordalo Pinheiro e a monarquia do Brasil.SANTANA, Flávio Carreiro de.
2010Francisco Pinto de Abreu, um reformador do ensino no Rio Grande do Norte, período de 1895 a 1916.FREITAS, Maria da Penha Ferreira de.; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de.
2010Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.; CRUZ, Edna Maria da.; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.; FLOR, Kalline Bezerra da Silva.; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.
2010A professora primária republicana, uma leitura de condutas femininas.SILVA, Francinaide de Lima.; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de.
2010A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente.SANTOS, Lílian Oliveira dos.; JESUS, Priscila Natividade de.
2010A internet como um novo aparato tecnológico na cidade de Campina Grande (décadas de 1990 e 2000).ANDRADE, Romerino de Souza.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 12 of 12