Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. Collection home page

Logo
Coordenadora do GT 08:

Ligia Pereira dos Santos

Os estudos de gênero, inclusão social e diversidade têm se revelado uma área de pesquisa profícua no campo da História da Educação. A inclusão social pensada numa perspectiva relacional de fronteiras de gênero torna-se importante instrumento teórico-metodológico e epistemológico, para analisar possíveis transformações histórico-culturais. Fronteiras aqui entendido como metáfora, para identificar lugares de encontros subjetivos, lugares de multiplicidade de culturas em disputas. Conceitos como deficiência, inclusão, etnia, classe, geração, relações de poder, atravessadas pelas fronteiras das relações de gênero nos permitem entender aspectos educacionais e inclusivos naquilo que a história apresenta como processos e artefatos culturais. As práticas de significação contemporâneas, tempo que redefine fronteiras e orienta processos têm por base o reconhecimento da luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social e tenta promover relações igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes. Neste sentido, propomos o encontro de pesquisadores e pesquisadoras provenientes de diversas áreas do conhecimento, que desenvolvam trabalhos que focam pesquisas e relatos históricos inclusivos e de gênero; críticas à exclusão que hierarquiza; tensões e mediações entre identidade e diferença, unidade e pluralidade, nas dimensões: social, política, econômica, tecnológica, geracional, cultural e ecológica. Portanto a proposta deste GT é proporcionar um espaço interdisciplinar para a construção de conhecimentos críticos acerca das relações de gênero e inclusão social numa perspectiva histórica relativamente a questões e dinâmicas sócio/educacionais, familiares, intergeracionais e identitárias, educação no campo, violência e relações judiciais, masculinidades e feminilidades na diversidade. O GT intenciona compartilhar as experiências de formação, práticas docentes e de pesquisa, tecendo considerações sobre discriminações e estereótipos apontando para a possibilidade de mudanças históricas socioculturais. A partir de análises e relatos de pesquisas realizados em diversos contextos sociais e culturais, pretende-se refletir e discutir sobre desafios, problemas e possibilidades que se colocam à construção histórica da sociedade inclusiva no âmbito das relações de gênero e da diversidade com vistas a criar mecanismos de ruptura.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 26
 next >
Issue DateTitleAuthor(s)
2010Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil.LIMA, Daniel Torquato Fonseca de.; FONSECA, Ivonildes da Silva.
2010Pedagogia, equoterapia e pessoa com deficiência: um relato da proposta do Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo em Campina Grande/PB.SOARES, Carina de Sousa.; SANTOS, Lígia Pereira dos.
2010Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE.FREITAS, Mythia Williane Ferreira.; SANTOS, Lígia Pereira dos.
2010Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres.COSTA, Jean Carlo de Carvalho.; BATISTA, Simone Vieira.
2010Memórias de uma época: A professora Anália Maciel nos anos de (1936 a 1946).TEIXEIRA NETO, Euclides.; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de.
2010Mulheres profissionais do sexo: um olhar jurídico com vistas à inclusão social.BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Alemida.; BRANDÃO, Rebeca Barros de Almeida.; TELECIO, Rafaela Ferreira.
2010Mulheres vítimas de violência: o perfil das usuárias que recorrem a Delegacia Especializada no atendimento à mulher em João Pessoa - PB.SOUZA, Mayara de Fátima Martins de.; INÁCIO, Elisangela de Oliveira.
2010Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente.CUNHA, Edilazir Lopes da.
2010Tecendo identidades e fronteiras de gênero: experiências das artesãs de Riacho Fundo em Esperança-PB.EUFRASIO, Cíntia Letícia Bittar de Araújo.
2010O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional.SOUZA, Sandra Alencar.; SOUSA, Simone Silva.; OLIVEIRA, Helen Maria Silva.; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda.
2010O discurso higienista sobre a família moderna: a mulher sadia.BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida.
2010Maternidade e culpabilidade: mulher-mãe e trabalhadora, eis a questão!SANTOS, Ligia Pereira dos.
2010Instrução escolar feminina (1889-1899).PINHEIRO, Rossana Kess Brito de Souza.
2010Maria Serafim, uma mulher tecendo a economia de São Bento-PB: entre teares, redes e silêncios históricos.SILVA, Kedna Karla Ferreira da.; KULESZA, Wojciech Andrzej.
2010Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje.RODRIGUES, Josefa Telma.; SÀNCHEZ, Martín Sebastián.
2010Educação em saúde: um instrumento de incentivo à doação de sangue feminina.SILVA, Kalina Bezerra.
2010Culinária e gastronomia: uma questão de gênero?OLIVEIRA, Maria Francinete de.; OLIVEIRA BISNETO, Antonio Vitorino de.
2010Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências.DUARTE, Lívia Maria Serafim.; MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo.; SANTOS, Lígia Pereira dos.
2010Caminhos para inclusão.SILVA, Alex Sandra Costa.
2010Amélia Reginaldo: heroína ou vilã.FREIRE, Aluizia do Nascimento.; OLIVEIRA, Maria Francinete de.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 26
 next >