Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. Collection home page

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Coordenadora do GT 08:

Ligia Pereira dos Santos

Os estudos de gênero, inclusão social e diversidade têm se revelado uma área de pesquisa profícua no campo da História da Educação. A inclusão social pensada numa perspectiva relacional de fronteiras de gênero torna-se importante instrumento teórico-metodológico e epistemológico, para analisar possíveis transformações histórico-culturais. Fronteiras aqui entendido como metáfora, para identificar lugares de encontros subjetivos, lugares de multiplicidade de culturas em disputas. Conceitos como deficiência, inclusão, etnia, classe, geração, relações de poder, atravessadas pelas fronteiras das relações de gênero nos permitem entender aspectos educacionais e inclusivos naquilo que a história apresenta como processos e artefatos culturais. As práticas de significação contemporâneas, tempo que redefine fronteiras e orienta processos têm por base o reconhecimento da luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social e tenta promover relações igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes. Neste sentido, propomos o encontro de pesquisadores e pesquisadoras provenientes de diversas áreas do conhecimento, que desenvolvam trabalhos que focam pesquisas e relatos históricos inclusivos e de gênero; críticas à exclusão que hierarquiza; tensões e mediações entre identidade e diferença, unidade e pluralidade, nas dimensões: social, política, econômica, tecnológica, geracional, cultural e ecológica. Portanto a proposta deste GT é proporcionar um espaço interdisciplinar para a construção de conhecimentos críticos acerca das relações de gênero e inclusão social numa perspectiva histórica relativamente a questões e dinâmicas sócio/educacionais, familiares, intergeracionais e identitárias, educação no campo, violência e relações judiciais, masculinidades e feminilidades na diversidade. O GT intenciona compartilhar as experiências de formação, práticas docentes e de pesquisa, tecendo considerações sobre discriminações e estereótipos apontando para a possibilidade de mudanças históricas socioculturais. A partir de análises e relatos de pesquisas realizados em diversos contextos sociais e culturais, pretende-se refletir e discutir sobre desafios, problemas e possibilidades que se colocam à construção histórica da sociedade inclusiva no âmbito das relações de gênero e da diversidade com vistas a criar mecanismos de ruptura.

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2010A libido feminina em “As velhas”, de Lourdes Ramalho.ARRUDA, Maria do Socorro Araújo de.; MELO, Glória Maria Leitão de Souza.
2010A importância da figura feminina na história da educação de Juazeirinho - PB.COSTA, Kiara Tatianny Santos da.; KULESKA, Wojciech Andrzej.
2010Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).SOUSA, Maria Cleide Soares de.
2010A sexualidade na escola: concepções e práticas na educação infantil.TAVARES, Djanira Rodrigues.; PASSOS, Paulo Márcio Coutinho.; ARRUDA, Maria do Socorro Araújo de.
2010A mulher e o trabalho: um estudo de gênero numa perspectiva sócio-histórica e econômica na EJA.FERREIRA, Andréa dos Santos.; MARQUES, Josimeire Bezerra.
2010A concepção de racismo em crianças de 7-10 anos: um estudo para o fazer da implementação da Lei 10.639/03 na rede municipal de Goiana-PE.LAGES, Josélia Batista da Silva.; OLIVEIRA, Maria Francinete de.
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