Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Collection home page

Logo
Coordenadoras do GT 10:

Rosemere Olimpio de Santana

Vanuza Souza Silva

Os desafios da educação, no século XXI, mobilizam-nos a pensar novas questões, ao mesmo tempo (re)significar questões já postas em outros momentos e em outras temporalidades e espaços. Este mini-curso discutirá a possibilidade de trabalharmos as práticas educacionais, principalmente, as que se referem ao ensino de História, com base em dois eixos temáticos: Gênero e Literatura. Como pensar essas categorias? Como torná-las possíveis em sala de aula e dessa forma transformar a História em um saber crítico, também no campo do ensino, não somente nas universidades, mas no campo do cotidiano escolar, afinal, é também para as escolas que a educação superior deve se estender. Pensar a história a partir de questões que se fazem presentes em nosso cotidiano, como as propostas neste mini-curso, devem ser discussões também no campo do ensino. Para nós, envolvidos com a educação, com o dia a dia da sala de aula, o combate a dados conceitos que tratam dos sujeitos na história, das mulheres, dos negros, dos indígenas e sua cultura, etc., é uma maneira de criarmos outras novas possibilidades de ensino. Atualmente, são inúmeras as discussões acerca do currículo, da metodologia e do próprio trabalho em sala de aula. A questão central do problema se direciona para o distanciamento entre o desenvolvimento dos estudos históricos das universidades e do que é discutido nas salas de aulas do ensino de História. Neste sentido, diversos intelectuais estão oferecendo abordagens direcionadas às novas linguagens e novas metodologias, atentando para as problematizações que envolvem essa prática. Há décadas, as categorias que aqui privilegiamos têm sido enfatizadas em pesquisas por parte de vários historiadores. Nesta perspectiva, se torna de suma importância uma (re)leitura atualizada de certos “temas clássicos” assuntos como Literatura e Gênero.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 16 of 16
Issue DateTitleAuthor(s)
2010Um literato que invadiu a alcova de gênero: os contos de Machado de Assis na construção do comportamento feminino no final do século XIX e sua aplicação para o ensino de História do Brasil – por um novo diálogo entre História, Gênero e Literatura.FARIAS, Leonardo Bruno.
2010Por uma reinvenção das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História.GOUVEIA, Liana Vieira da Rocha.; OLIVEIRA, Josenilda Sales de.
2010O ensino pede um corpo: para além do sexo e do gênero, a arte da existência.SILVA, Vanusa Souza.
2010“Panthera dos olhos dormentes”: Anayde Beiriz, a “Feradócio”, da produção literária paraibana no século XX. Uma possibilidade para o ensino de História.MENDES, Josiane de Lima.; NASCIMENTO, Lívia Maria de Pontes.; SILVA, Vanuza Souza.
2010O corpo invisível e disciplinado em Vladimir Souza Carvalho.FARIAS, Rafaela Felix Diniz Monteiro de.
2010O (mal)dito luso-tropicalismo: história de um conceito.SANTANA, Flávio Carreiro de.
2010Gênero e sexualidade na Atenas clássica: as obras de Aristófanes como fontes para a análise de problemáticas atuais.BONIFÁCIO, Luiz Henrique.
2010“Giselle” e “Histórias de amor duram apenas 90 minutos”, mais que histórias de amor: práticas homoeróticas no imaginário midiático.NÓBREGA, Isabela Silva.; NÓBREGA, Elisa Mariana Medeiros.
2010Corpos embelezados: Naná e as cortesãs francesas - transgressões na belle époque.LEAL, Cibelle Jovem.; CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes.; SANTOS, Janielly Souza dos.
2010“Despertando o poeta”: a poesia de cordel como ferramenta para o ensino de História.MARQUES, Andrea Cristina.
2010Barbárie e violência de Estado no conto A Colônia Penal de Franz Kafka.NEPOMUCENO, Marco Aurélio Dantas.
2010Casamento e trabalho feminino na obra de Lima Barreto.SILVA, Jomar Ricardo da.; CAVALCANTE, Polyana Santos.
2010A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo.FARIAS, Fabiana Albuquerque.
2010A história da literatura entre as décadas de 50 e 60: o surgimento de novas perspectivas.SILVA, Joyce Kelly Barros da.
2010A década de 30 na Paraíba: algumas considerações de Carmem Coelho de Miranda Freire.SANTOS, Niédja Ferreira dos.; SOARES, Maria Valdenice Resende.
2010A figura de Policarpo Quaresma: diálogo entre Literatura e História.RIBEIRO, Edilma Marinho.; JOVEM, Manuella Soares.; SYLVESTRE, Fernanda Aquino.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 16 of 16