Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens. Collection home page

Logo
Coordenadoras do GT 11:

Maria do Socorro Cipriano

Auricélia Lopes Pereira

Este GT propõe uma discussão sobre a relação entre o ensino de história e os diversos campos de saber. Para pensar o lugar de saber que a Educação ocupa hoje é necessário entendê-la como uma invenção da sociedade moderna. Sociedade esta, norteada por desejo de civilizar desejos, de controlar corpos, de punir desviantes que fará emergir uma prática de saber institucional, implantando por sua vez, toda uma rede de pedagogização das práticas sociais. É nesse contexto que a escola e todo um aparato institucional a partir de então, terá um papel fundamental no processo de formação e formalização do conhecimento. É, pois, pensando os lugares de constituição de saberes que podemos problematizar os próprios conceitos como produção histórica, como uma elaboração delicadamente lapidada num determinado tempo e espaço. Seguindo essa linha de raciocínio, os livros, os filmes, os documentários, as iconografias e vários outros discursos, estudados nas disciplinas de história, devem ser abordados a partir de suas relações de produção simbólicas, inscritas no campo cultural. A partir da Nova História Cultural, será ampliado o diálogo da história com a literatura, os estudos culturais, a filosofia, a arte e que, por sua vez, terminará por alargar as fontes, os recursos didáticos e os modos de suas operacionalizações no campo da história. Entendendo que o exercício da prática pedagógica é indissociável da pesquisa e que os recursosdidáticos não devem ter uma função de ilustração ou de afirmação do “real”, este GT, então, pretende suscitar um debate com pesquisadores que desenvolveram ou desenvolvem trabalhos que versem sobre o ensino de his tória e sua relação com fotografia, música, iconografia, obras literárias, obras filosóficas e outros. Bem como trabalhos que propõem uma reflexão ou experiências vivenciadas sobre a relação pedagógica entre a história e outros campos de saber.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 18 of 18
Issue DateTitleAuthor(s)
2010Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história.CHACON, Diego Firmino.
2010Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência.CAVALCANTE, Maria da Paz.
2010Uma legislação para a Natal moderna: um estudo sobre as resoluções municipais (1890-1930).LIMA, Douglas Albert de Souza.
2010Solidão e ética da responsabilidade em Graciliano.SOUZA, Carlos Alberto Alves de.
2010Representações femininas na Florença do século XV: uma leitura de Botticelli.SANTOS, Lauriceia Galdino dos.; LIMA, Marinalva Vilar de.
2010O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
2010O PIBID na formação inicial dos professores de história.SILVA, Ágda Priscila da.; LOPES, Fátima Martins.
2010Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.; SILVA, Daniela Ferreira da.
2010Mapas conceituais no ensino de história: uma estratégia na sala de aula e um instrumento de pesquisa.OLIVEIRA, Carla Karinne Santana.
2010Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.; ARAUJO, Jeymersson Galvão.
2010Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN.LIMA, Aline Cristina da Silva.; AZEVEDO, Crislane Barbosa de.
2010Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.FERREIRA, Denise Cristina.
2010Do Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro.AGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de.; NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros.
2010Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas.CHAVES, José Olivenor Souza.
2010Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar.FORTUNATO, Maria Lucinete.
2010As condições da questão: o outro giro da amizade em Clarice Lispector.FARIAS, Alexandre Castro de.; AGRA DO Ó, Alarcon.
2010Ângulos de gênero e história: leituras de retratos na revista “Era Nova” (1920).ABRANTES, Alômia.
2010A representação de um modelo de hospital para dependentes químicos no filme “Bicho de Sete Cabeças”.ARAÚJO, Naiara Leonardo.; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 18 of 18