Grupo de Trabalho 12: História e Ensino: Diálogos Mediados pelo Currículo. Collection home page

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Coordenadoras do GT 12:

Celeste Maria Pacheco de Andrade

Lina Maria Brandão de Aras

A presente proposta de GT tem como temática o ensino de História nos níveis Básico e Superior, cujo objetivo é estabelecer o diálogo entre esses dois níveis de ensino, enfatizando currículo como elemento mediador. A perspectiva de currículo adotada insere-se nas teorias pós-críticas, as quais indagam o porquê e quais os interesses que definem determinados conhecimentos para constituir o currículo, enfocando as relações entre saber, identidade e poder. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento da História escolar ainda está atrelado a uma tradição de ensino relacionada com os grandes temas, incluindo a idéia de História Universal e de História do Brasil. Por sua vez, a Educação Superior fundamenta-se nas recentes discussões em torno do conhecimento histórico, até porque o corpo docente desse nível de ensino, cada vez mais, vincula as disciplinas ministradas na graduação com outras atividades acadêmicas — pesquisa e extensão — muitas vezes desenvolvendo estudos relacionados com o seu objeto de pesquisa e reflexão, portanto, circunscritos às discussões teóricas e historiográficas. No entanto, não se constata a repercussão desse desempenho da Educação Superior na Educação Básica, o que termina por reforçar a tese de que neste nível “falta qualidade”. Tal situação mostra-se contraditória em relação ao que está definido nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em História sobre o perfil do graduado, que “deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão” (Parecer CNE/CES 492/01). Considerando as competências e habilidades de “dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas” e de “problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço”, o GT História e Ensino: diálogos mediados pelo currículo, pretende acolher trabalhos que discutam questões relativas aos conceitos de identidade, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo. Esses conceitos são relevantes para tratar do estudo das relações entre a História ensinada na Academia e a História escolar.

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Issue DateTitleAuthor(s)
2010O patrimônio cultural à deriva da história: notas preliminares de um estudo.SILVA, Eliane Brito.
2010Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
2010Uma proposta curricular no ensino de História: a inclusão do estudo sobre construção de identidades.CARDOSO JÚNIOR, Augusto Monte Spínola.
2010Um dia no museu: questões para avaliação.ARAS, Lina Maria Brandão de.
2010Introdução aos estudos dos saberes necessários à formação e atuação docente em História: alguns conceitos, algumas reflexões.BEZERRA, Ricardo José Lima.
2010O conhecimento histórico nas possíveis relações: licenciatura e ensino básico.MELO, Maria do Carmo Barbosa de.
2010Currículo e ensino de História na cena pós-moderna.MULLER, Ires Maia.; MULLER, Maynara Maia.
2010Currículo e ensino de História no CFP-UFCG.SANTOS, Adriana Ferreira dos.; FORTUNATO, Maria Lucinete.
2010Amizade, homossexualidade e estilo de vida gay: uma abordagem foucaultiana.BARBOSA, Marianne Sousa.
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