Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
Title: Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
Other Titles: Colégio Normal Francisca Mendes: the role of the normalist in Catholic society (1970-1990).
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Maria Cleide Soares de.
Keywords: Normalistas;Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB;Memórias da escola;Gênero - Normalistas;História oral;Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes;Escola Normal;Educação e sociedade;Gênero na formação docente;Questão de gênero - educação;História da Educação;Normalists;Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB;School memories;Gender - Normalists;Oral history;Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes;Normal School;Education and society;Gender in teacher training;Gender issue - education;History of Education
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 321-330. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de pesquisa de reconstrução do processo histórico da normalista do Colégio Normal Francisca Mendes no período de 1970 a 1990, da cidade de Catolé do Rocha na Paraíba, analisando sua representatividade social, enfatizando a questão de gênero nesta profissão de atuação predominantemente feminina. A pesquisa centra-se na possibilidade de discutir o papel da Normalista na sociedade de Catolé de Rocha, partindo da busca de conhecer os motivos que as conduzem a escolha dessa profissão, considerando a relação existente no processo de conservação e mudança ao longo do tempo, bem como, a relevância social dada à normalista no referido contexto. Para tanto, optaremos para realização da pesquisa por uma revisão bibliográfica que aprofunde a temática abordada, além de fazer uso da história oral recorrendo a sujeitos que fizeram parte do processo de formação no recorte histórico contemplado na pesquisa, analisando os discursos. Este estudo se torna relevante em decorrência da necessidade de pesquisar a questão de gênero na formação docente em seus mais variados aspectos detectando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer de sua história, a fim de que esse estudo possa proporcionar a reflexão do arcabouço social, cultural e histórico desse período. A viabilidade da pesquisa será permitida pela minha vivência como aluna e professora da referida instituição, o que poderá garantir o livre acesso as fontes documentais e, aos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da vasta literatura condizente com o tema abordado, o que irá contribuir com subsídios teóricos. Assim o movimento historiográfico recente valoriza as produções no nível local e regional, possibilitando ao historiador (a) lidar com as diferenças, impasses e multiplicidades, dando-nos a idéia de que a História é também feita com a participação de sujeitos sociais e estes não foram apenas figurantes no seu tempo, mas sim atores que empreenderam um fazer histórico.
Keywords: Normalistas
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
Memórias da escola
Gênero - Normalistas
História oral
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Escola Normal
Educação e sociedade
Gênero na formação docente
Questão de gênero - educação
História da Educação
Normalists
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
School memories
Gender - Normalists
Oral history
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Normal School
Education and society
Gender in teacher training
Gender issue - education
History of Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COLÉGIO NORMAL FRANCISCA MENDES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfColégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). - Evento II Colóquio Int. de História GT3 2010118.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.