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Title: História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
Other Titles: Oral history and tradition: orixás, children, vocality and body.
???metadata.dc.creator???: MELO, Rafael José de.
Keywords: História oral;Cultos afro brasileiros;Orixás;Transmissão oral - práticas religiosas afro brasileiras;Pais de santo - práticas religiosas;Mães de santo - práticas religiosas;História da transmissão oral - práticas religiosas;Narração - práticas religiosas;Costumes afro brasileiros - transmissão oral;Tradição discursiva dos orixás;Transmissão visual - práticas religiosas afro brasileiras;Cultura oral dos terreiros;Tradição vocal;Religiões afro brasileiras;Oral history;Afro Brazilian cults;Orishas;Oral transmission - Afro-Brazilian religious practices;Pais de santo - religious practices;Saint mothers - religious practices;History of oral transmission - religious practices;Narration - religious practices;Afro Brazilian customs - oral transmission;Discursive tradition of the orixás;Visual transmission - Afro-Brazilian religious practices;Oral culture of the terreiros;Vocal tradition;Afro Brazilian religions
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Rafael José de. História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 271-280. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
???metadata.dc.description.resumo???: A História Oral e a tradição dos conhecimentos e das práticas religiosas que constituem os cultos afro brasileiros podem mostrar como a voz se espacializa e adquire características próprias em cada ambiente que a tenha como fundamental na reconstrução das realidades sócio-culturais e subjetivas dos indivíduos. Nos terreiros, a vivência, a experiência empírica e a oralidade são os principais agentes mantenedores da vocalidade e da performance no tempo e no espaço. Assim, procura-se nesse artigo refletir sobre a história da transmissão oral dos conhecimentos e práticas religiosas de dois pais e de duas mães de santo de Campina Grande – PB, a partir da narração que eles fazem de si próprios quando foram “tocados’ pelo Orixá. Por esta perspectiva, tem-se que o novo e o inédito do não-dito subjazem nas palavras, que são originadas na linguagem oral, e são captados, sobretudo, nas sutilezas da narrativização. Se são na narração, no falar ou no contar histórias que as experiências pessoais e coletivas são reveladas, então é na expressão do oral que os indivíduos registram suas marcas do vivido: crenças, relações familiares e de amizades, gostos e cultura, dentre outros. Na narração, o indivíduo ressignifica suas experiências, compartilhando-as com aquele que o escuta. Reconfigura e (re)inventa o que lhe foi transmitido oralmente, acrescido de conhecimentos práticos e criações próprias. Análises preliminares apontam que: a) são a voz, o corpo e a performance que mantém os costumes, os princípios e os fundamentos da tradição discursiva dos Orixás e demais espíritos da Jurema, vivos e (re)atualizados na história de suas existências. Uma “obra viva” que encontra força e suporte no rigor da transmissão oral, visual e fazeres repetidos e exercitados, b) na cultura oral dos terreiros, a performance se faz presente como uma “ação oral-auditiva complexa”, envolvendo a história do sagrado afrobrasileiro, c) todo o simbólico e a magia que engloba os Orixás e os espíritos da Jurema ganham forma e força através da palavra e do corpo dos médiuns, d) as vozes histórico-culturais entrecruzadas do sagrado com os sujeitos, os filhos, ou filhas, de santos, teatralizam o corpo destes no espaço e no tempo pela performance e e) nessa cultura de tradição vocal, os conhecimentos são verbalizados e atualizados, a partir das histórias de vida de cada indivíduo e das referências e proximidades ao cotidiano da vida humana
Keywords: História oral
Cultos afro brasileiros
Orixás
Transmissão oral - práticas religiosas afro brasileiras
Pais de santo - práticas religiosas
Mães de santo - práticas religiosas
História da transmissão oral - práticas religiosas
Narração - práticas religiosas
Costumes afro brasileiros - transmissão oral
Tradição discursiva dos orixás
Transmissão visual - práticas religiosas afro brasileiras
Cultura oral dos terreiros
Tradição vocal
Religiões afro brasileiras
Oral history
Afro Brazilian cults
Orishas
Oral transmission - Afro-Brazilian religious practices
Pais de santo - religious practices
Saint mothers - religious practices
History of oral transmission - religious practices
Narration - religious practices
Afro Brazilian customs - oral transmission
Discursive tradition of the orixás
Visual transmission - Afro-Brazilian religious practices
Oral culture of the terreiros
Vocal tradition
Afro Brazilian religions
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

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HISTÓRIA ORAL E TRADIÇÃO - ORIXÁS, FILHOS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfHistória oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 2010141.15 kBAdobe PDFView/Open


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