Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34036
Title: Sala de aula, que espaço é esse? Narrativas de discentes de uma escola pública sobre cotidiano escolar.
Other Titles: Classroom, what space is this? Narratives of students at a public school about school life.
???metadata.dc.creator???: CASADO, Priscila Brandão.
Keywords: Cotidiano escolar;Narrativa de discentes;História oral;Etnografia escolar;Motivação discente;School daily life;Student narrative;Oral history;School ethnography;Student motivation
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASADO, Priscila Brandão. Sala de aula, que espaço é esse? Narrativas de discentes de uma escola pública sobre cotidiano escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 460-465. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34036
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se volta para as experiências e vivências dos indivíduos que participam e constroem o cotidiano escolar. Visa compreender e identificar as razões pelas quais alunos de uma escola da rede pública estadual da cidade de Aracaju, Sergipe, ausentam-se frequentemente da sala de aula, mas permanecem no espaço escolar. A ideia para o desenvolvimento dessa pesquisa surgiu a partir de observações diárias do cotidiano desses alunos durante o horário de aula. As observações só foram possíveis devido ao trabalho que exerço nessa instituição, fato que possibilitou uma maior aproximação com os estudantes e com suas rotinas. Nesta pesquisa, os olhares se voltam para os próprios sujeitos e algumas de suas percepções e experiências de vida, tanto no ambiente familiar quanto na escola. Para isso, a pesquisa valeu-se da história oral como instrumento metodológico tendo em vista que a mesma se ocupa em conhecer e aprofundar conhecimentos sobre determinada realidade, obtidos através de conversas e relatos orais que se constituem em significativos recursos para a elaboração de uma narrativa histórica (ANDRADE e STAMATTO, 2009; FAZENDA, 1995; MEIHY, 2007). A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano de 2010 com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental do turno matutino, em virtude de serem nestes níveis de ensino que foram identificados os maiores índices de baixa freqüência à sala de aula. Oito alunos foram entrevistados a fim de que pudessem ser ouvidos seus relatos sobre suas trajetórias de vida e escolar. Apesar de o centro de interesse se fixar nas concepções dos discentes, levou-se também em consideração os relatos de professores e membros da equipe diretiva, bem como análises de documentos como Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino. Em suas narrativas, os alunos apontam como uma das principais razões para as ausências às aulas o fato de considerarem a metodologia utilizada pela maioria dos docentes “chata”, repetitiva e pouco motivadora. Além disso, a trajetória de vida, a desestruturação familiar e a falta de estímulo para os estudos também influenciam nesse tipo de comportamento entre os discentes entrevistados. Os resultados e análises preliminares da pesquisa sinalizam a necessidade de um maior estreitamento na relação família/escola, bem como a necessidade de serem repensadas práticas docentes, a fim de que seja possibilitada a efetivação dos papéis da instituição escolar
Keywords: Cotidiano escolar
Narrativa de discentes
História oral
Etnografia escolar
Motivação discente
School daily life
Student narrative
Oral history
School ethnography
Student motivation
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34036
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SALA DE AULA, QUE ESPAÇO É ESSE - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfSala de aula, que espaço é esse? Narrativas de discentes de uma escola pública sobre cotidiano escolar. - Evento II Colóquio Int. de História GT 3 201094.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.