Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, a partir da elaboração de um projeto cuja metodologia tomou como base a história oral com realização de entrevistas semi estruturadas. O projeto demonstrou a relevância da utilização da história oral na produção de fontes para pesquisas em história e também em áreas afins, bem como para o ensino de história. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2010 a qual teve como lócus a praça pública Diogo Jardim, na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Para tanto, elegemos, como sujeitos, moradores e ex-moradores do entorno da praça, constituída em sua maioria de migrantes, que afirmaram terem migrado em quatro décadas distintas: 50, 70, 80 e 90. Nesse sentido, nos limitamos a compreender a opinião dos moradores sobre o lugar, os fenômenos vivenciados nessa localidade. As experiências de vida e opiniões evidenciaram que o mesmo assume vários significados. Em determinados momentos, como antes das construções, as falas são carregadas de emoção, o lugar evoca lembranças boas, um espaço com muita vegetação e animais. Em outros momentos, após a construção da praça, ela é tida como um lugar do descaso, lugar de vandalismo, mas também de boas recordações, como: onde criaram os filhos, enfrentaram dificuldades e situações difíceis advindas de duas grandes enchentes (1980-1981 e 1992). Ao contrário desses antigos moradores, seus filhos diferem na forma de conceberem a praça, o que nos permite compreender que as vivências e experiências sociais são ressignificadas no tempo e na história dos indivíduos. A atividade nos fez compreender a importância da utilização da história oral no ensino de história, dentre outras possibilidades, esta proporciona o contato com grupos que muitas vezes tem a sua história esquecida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleMemória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043-
dc.date.accessioned2024-01-22T11:13:18Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T11:13:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMemória e oralidadept_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectOralidade e Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPraça Diogo Jardim - Miracema - TOpt_BR
dc.subjectMiracema - TO - Praça Diogo Jardimpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMemory and oralitypt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectOrality and Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectDiogo Jardim Square - Miracema - TOpt_BR
dc.subjectMiracema - TO - Praça Diogo Jardimpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Aragoneide Martins.-
dc.creatorARAÚJO, Rosemary Negreiros de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMemory and orality as an alternative for teaching History: the case of Diogo Jardim square in Miracema-TO.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Aragoneide Martins; ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 473-478. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMÓRIA E ORALIDADE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfMemória e oralidade como alternativa para o ensino de História - Evento II Coloquio Int. de História GT 3 2010.90.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.