Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo apresentar alguns dos desdobramentos ocorridos nas práticas pedagógicas e na vida pessoal de professores egressos do curso de licenciatura em História, realizado no Projeto de Qualificação Docente (PQD), implementado em 1998 pela Universidade Federal de Sergipe, em parceira com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, no Pólo Regional de Propriá. A utilização da metodologia da história oral teve importância significativa para a construção desta pesquisa por entendermos que este caminho metodológico nos possibilita dar voz àqueles que normalmente não a tem, ou seja, foram silenciados pela historiografia tradicional (GOODSON, 1995; JOUTARD, 2000; MEIHY, 2002; THOMSON, 2000). A ideia de assegurar que a voz dos docentes, seja ouvida, e compreendida, e que através destes depoimentos possam ser reveladas outras realidades ainda não investigadas, foi o principal fator que impulsionou a tentativa de reconstituir a leitura desse novo mundo, ou seja, do sujeito que atua no ensino de História no interior sergipano, fruto da formação do PQD da UFS. Através de relatos de história oral foram colhidos depoimentos de oito professores habilitados em História, egressos do PQD. Sempre à luz das narrativas dos docentes, foram apontados aspectos na vida pessoal relacionados ao PQD; as inovações das práticas pedagógicas desses sujeitos; suas novas propostas metodológicas; situações de aprendizagens e alguns novos anseios frente ao desafio da formação superior. Segundo as narrativas, a conclusão do curso de História proporcionou mudanças significativas em suas práticas pedagógicas e pessoais. No geral, antes da realização da graduação, os paradigmas pedagógicos dos professores entrevistados eram caracterizados pela valorização do ensino humanístico e da cultura geral, tendo a proposta metodológica marcas dos pressupostos da tendência tradicional. Concernente à vida pessoal, novos valores e concepções passaram a fazer parte dos seus cotidianos. Após a conclusão do curso superior, a organização do trabalho docente sofreu várias mudanças em face aos novos saberes adquiridos na academia, sobretudo na perspectiva de possibilitar aos alunos a construção de conhecimentos com maior grau de criticidade e consciência social. Para tal, as práticas docentes desses professores passaram a ter novos pressupostos teórico-metodológicos utilizados no cotidiano de suas ações pedagógicas, apesar das múltiplas limitações encontradas na instituição escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleVozes docentes: práticas pedagógicas e vida pessoal após a graduação de história do interior sergipano.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34046-
dc.date.accessioned2024-01-22T11:21:17Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T11:21:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFonte oralpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectProjeto de Qualificação Docente - UFSpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDepoimentos docentespt_BR
dc.subjectGraduação em história - EFSpt_BR
dc.subjectVida pessoal e prática pedagógica - Historiapt_BR
dc.subjectOral sourcept_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Qualification Project - UFSpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTeacher testimonialspt_BR
dc.subjectHistory degree - EFSpt_BR
dc.subjectPersonal life and pedagogical practice - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUTO, Paulo Heimar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching voices: pedagogical practices and personal life after graduating in history from the interior of Sergipe.pt_BR
dc.identifier.citationSOUTO, Paulo Heimar. Vozes docentes: práticas pedagógicas e vida pessoal após a graduação de história do interior sergipano. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 291-301. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34046pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 03: História Oral, Memória e Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VOZES DOCENTES - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 3 2010.pdfVozes docentes - práticas pedagógicas - Evento II Coloquio Int. de História GT 3 2010.125.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.