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Title: A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias.
Other Titles: The education of young people and adults in schooling contexts and the possibilities of emancipatory educational practices.
???metadata.dc.creator???: VALE, Elizabete Carlos do.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Educação emancipatória;Práticas educativas emancipatórias;Cotidiano escolar;Paradigma indiciário - Ginzburg;Práticas pedagógicas;Youth and Adult Education;Emancipatory education;Emancipatory educational practices;School daily life;Evidence paradigm - Ginzburg;Pedagogical practices
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VALE, Elizabete Carlos do. A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 613-624. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objeto a educação de jovens e adultos em contextos de escolarização. Entendendo que nos espaços escolares existe uma diversidade de práticas pedagógicas em que os conhecimentos produzidos no cotidiano da sala de aula vão além do que é instituído ou prescrito pelos currículos, o foco deste estudo envolve pensar sobre a educação de jovens e adultos (EJA) no contexto escolar enquanto possibilidade constituinte de práticas educativas emancipatórias, tendo como lócus uma escola pública de Campina Grande/PB. Para tanto, tomo como referencial metodológico a pesquisa com os cotidianos e, tal qual instiga o “paradigma indiciário” de Ginzburg (1989), busco captar nas práticas pedagógicas, formas criativas e particulares, muitas vezes contraditórias, perspectivas e possibilidades de práticas educativas emancipatórias produzidas no cotidiano escolar de turmas de EJA. Tal estudo busca levar em conta questões como: Quais as especificidades da EJA? Que significados são atribuídos a EJA pelos sujeitos que fazem parte dessa modalidade educativa? Como os professores criam no cotidiano das suas práticas saberes para além do que é definido e prescrito pelo currículo oficial? Na reflexão sobre as possibilidades de práticas educativas emancipatórias no contexto escolar, busco dialogar com as idéias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Educação emancipatória
Práticas educativas emancipatórias
Cotidiano escolar
Paradigma indiciário - Ginzburg
Práticas pedagógicas
Youth and Adult Education
Emancipatory education
Emancipatory educational practices
School daily life
Evidence paradigm - Ginzburg
Pedagogical practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

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A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CONTEXTOS DE ESCOLARIZAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfA educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010144.12 kBAdobe PDFView/Open


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