Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto a educação de jovens e adultos em contextos de escolarização. Entendendo que nos espaços escolares existe uma diversidade de práticas pedagógicas em que os conhecimentos produzidos no cotidiano da sala de aula vão além do que é instituído ou prescrito pelos currículos, o foco deste estudo envolve pensar sobre a educação de jovens e adultos (EJA) no contexto escolar enquanto possibilidade constituinte de práticas educativas emancipatórias, tendo como lócus uma escola pública de Campina Grande/PB. Para tanto, tomo como referencial metodológico a pesquisa com os cotidianos e, tal qual instiga o “paradigma indiciário” de Ginzburg (1989), busco captar nas práticas pedagógicas, formas criativas e particulares, muitas vezes contraditórias, perspectivas e possibilidades de práticas educativas emancipatórias produzidas no cotidiano escolar de turmas de EJA. Tal estudo busca levar em conta questões como: Quais as especificidades da EJA? Que significados são atribuídos a EJA pelos sujeitos que fazem parte dessa modalidade educativa? Como os professores criam no cotidiano das suas práticas saberes para além do que é definido e prescrito pelo currículo oficial? Na reflexão sobre as possibilidades de práticas educativas emancipatórias no contexto escolar, busco dialogar com as idéias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061-
dc.date.accessioned2024-01-22T19:53:52Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T19:53:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectPráticas educativas emancipatóriaspt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectParadigma indiciário - Ginzburgpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectEmancipatory educationpt_BR
dc.subjectEmancipatory educational practicespt_BR
dc.subjectSchool daily lifept_BR
dc.subjectEvidence paradigm - Ginzburgpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVALE, Elizabete Carlos do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe education of young people and adults in schooling contexts and the possibilities of emancipatory educational practices.pt_BR
dc.identifier.citationVALE, Elizabete Carlos do. A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 613-624. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CONTEXTOS DE ESCOLARIZAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfA educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010144.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.