Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062
Title: Considerações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica.
Other Titles: Considerations about the Portuguese Language textbook: a historical approach.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
SILVA, Kedna Karla Ferreira da.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa;Língua portuguesa;Linguagem e educação;Cultura escolar;Portuguese language textbook;Portuguese language;Language and education;School culture
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; SILVA, Kedna Karla Ferreira da. Considerações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 492-500. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062
???metadata.dc.description.resumo???: A concepção de língua e de linguagem se evidencia e outras imposições ganham espaços nas construções teóricas do uso da língua e da análise do discurso. Dessa maneira, a discussão não se centra mais nem no mundo dos códigos, nem no mundo gramatical, e sim, na análise do que pode revelar o discurso onde este nos mostra a linguagem como uso, como um modo de interação entre sujeitos que comungam experiências de vida similares, sob o mesmo contexto histórico e social. Com isso, fica estabelecido que o ensino da Língua Portuguesa não deva se restringir a um conjunto de meras informações sobre a língua, mas que este deva abranger e promover a interação dos sujeitos envolvidos no processo, de modo que esse (inter) agir possa mediar o conhecimento prévio do aprendiz com os novos saberes lançados pela escola. É por esse motivo que, junto com essa nova mudança de paradigma, muda a forma de se entender o processo de leitura, a produção e interpretação de texto, e assim, esses elementos passam agora a direcionar e comandar o centro das discussões dos trabalhos pedagógicos. Tais implicações resultaram em alterações significativas no campo da lingüística, no tocante aos conceitos de linguagem e língua, e ainda, aos procedimentos lingüísticos de construção e reconstrução do saber. E é nesse sentido que, mesmo ocupando atualmente lugares importantes no campo didático-pedagógico ou ainda sendo um dos recursos didáticos mais utilizados e de grande respaldo no mundo escolar, o livro didático já faz parte da cultura escolar há um bom tempo. Todavia, os estudos e pesquisas sobre os critérios exigidos para produção de livros escolares são bem recentes e, em contrapartida, possui um amplo e vasto campo de pesquisas sobre o livro didático, tanto no âmbito nacional como internacional. Nesta perspectiva, devido à grande importância dos textos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, em especial nos livros didáticos de Língua Portuguesa, é pertinente uma breve descrição sobre sua presença no cenário educacional.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa
Língua portuguesa
Linguagem e educação
Cultura escolar
Portuguese language textbook
Portuguese language
Language and education
School culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: História. Educação. Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfConsiderações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010125.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.