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dc.description.resumoA concepção de língua e de linguagem se evidencia e outras imposições ganham espaços nas construções teóricas do uso da língua e da análise do discurso. Dessa maneira, a discussão não se centra mais nem no mundo dos códigos, nem no mundo gramatical, e sim, na análise do que pode revelar o discurso onde este nos mostra a linguagem como uso, como um modo de interação entre sujeitos que comungam experiências de vida similares, sob o mesmo contexto histórico e social. Com isso, fica estabelecido que o ensino da Língua Portuguesa não deva se restringir a um conjunto de meras informações sobre a língua, mas que este deva abranger e promover a interação dos sujeitos envolvidos no processo, de modo que esse (inter) agir possa mediar o conhecimento prévio do aprendiz com os novos saberes lançados pela escola. É por esse motivo que, junto com essa nova mudança de paradigma, muda a forma de se entender o processo de leitura, a produção e interpretação de texto, e assim, esses elementos passam agora a direcionar e comandar o centro das discussões dos trabalhos pedagógicos. Tais implicações resultaram em alterações significativas no campo da lingüística, no tocante aos conceitos de linguagem e língua, e ainda, aos procedimentos lingüísticos de construção e reconstrução do saber. E é nesse sentido que, mesmo ocupando atualmente lugares importantes no campo didático-pedagógico ou ainda sendo um dos recursos didáticos mais utilizados e de grande respaldo no mundo escolar, o livro didático já faz parte da cultura escolar há um bom tempo. Todavia, os estudos e pesquisas sobre os critérios exigidos para produção de livros escolares são bem recentes e, em contrapartida, possui um amplo e vasto campo de pesquisas sobre o livro didático, tanto no âmbito nacional como internacional. Nesta perspectiva, devido à grande importância dos textos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, em especial nos livros didáticos de Língua Portuguesa, é pertinente uma breve descrição sobre sua presença no cenário educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória. Educação. Linguística.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleConsiderações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062-
dc.date.accessioned2024-01-22T19:57:38Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T19:57:38Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.-
dc.creatorSILVA, Kedna Karla Ferreira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsiderations about the Portuguese Language textbook: a historical approach.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; SILVA, Kedna Karla Ferreira da. Considerações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 492-500. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

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CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfConsiderações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010125.02 kBAdobe PDFView/Open


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