Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A concepção de língua e de linguagem se evidencia e outras imposições ganham espaços nas construções teóricas do uso da língua e da análise do discurso. Dessa maneira, a discussão não se centra mais nem no mundo dos códigos, nem no mundo gramatical, e sim, na análise do que pode revelar o discurso onde este nos mostra a linguagem como uso, como um modo de interação entre sujeitos que comungam experiências de vida similares, sob o mesmo contexto histórico e social. Com isso, fica estabelecido que o ensino da Língua Portuguesa não deva se restringir a um conjunto de meras informações sobre a língua, mas que este deva abranger e promover a interação dos sujeitos envolvidos no processo, de modo que esse (inter) agir possa mediar o conhecimento prévio do aprendiz com os novos saberes lançados pela escola. É por esse motivo que, junto com essa nova mudança de paradigma, muda a forma de se entender o processo de leitura, a produção e interpretação de texto, e assim, esses elementos passam agora a direcionar e comandar o centro das discussões dos trabalhos pedagógicos. Tais implicações resultaram em alterações significativas no campo da lingüística, no tocante aos conceitos de linguagem e língua, e ainda, aos procedimentos lingüísticos de construção e reconstrução do saber. E é nesse sentido que, mesmo ocupando atualmente lugares importantes no campo didático-pedagógico ou ainda sendo um dos recursos didáticos mais utilizados e de grande respaldo no mundo escolar, o livro didático já faz parte da cultura escolar há um bom tempo. Todavia, os estudos e pesquisas sobre os critérios exigidos para produção de livros escolares são bem recentes e, em contrapartida, possui um amplo e vasto campo de pesquisas sobre o livro didático, tanto no âmbito nacional como internacional. Nesta perspectiva, devido à grande importância dos textos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, em especial nos livros didáticos de Língua Portuguesa, é pertinente uma breve descrição sobre sua presença no cenário educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. Educação. Linguística. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T19:57:38Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22 | - |
dc.date.available | 2024-01-22T19:57:38Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.subject | Language and education | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. | - |
dc.creator | SILVA, Kedna Karla Ferreira da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Considerations about the Portuguese Language textbook: a historical approach. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; SILVA, Kedna Karla Ferreira da. Considerações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 492-500. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34062 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Considerações sobre o livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem histórica. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010 | 125.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.