Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
Title: Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.
Other Titles: FURNE cartographies - a school culture built for childhood.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Daniela Medeiros da.
Keywords: FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste;Fundação da Universidade Regional do Nordeste;Práticas educativas;Educação infantil;História da educação infantil - Campina Grande - PB;Educação escolar - infância;Pré-escola;Análise do discurso - Foucault;FURNE - Foundation of the Northeast Regional University;Foundation of the Northeast Regional University;Educational practices;Child education;History of early childhood education - Campina Grande - PB;School education - childhood;Pre school;Discourse analysis - Foucault
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância.
Keywords: FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Fundação da Universidade Regional do Nordeste
Práticas educativas
Educação infantil
História da educação infantil - Campina Grande - PB
Educação escolar - infância
Pré-escola
Análise do discurso - Foucault
FURNE - Foundation of the Northeast Regional University
Foundation of the Northeast Regional University
Educational practices
Child education
History of early childhood education - Campina Grande - PB
School education - childhood
Pre school
Discourse analysis - Foucault
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARTOGRAFIAS DA FURNE UMA CULTURA ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfCartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010101.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.