Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T20:04:43Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22 | - |
dc.date.available | 2024-01-22T20:04:43Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Fundação da Universidade Regional do Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | História da educação infantil - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar - infância | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso - Foucault | pt_BR |
dc.subject | FURNE - Foundation of the Northeast Regional University | pt_BR |
dc.subject | Foundation of the Northeast Regional University | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | History of early childhood education - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | School education - childhood | pt_BR |
dc.subject | Pre school | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis - Foucault | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Daniela Medeiros da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | FURNE cartographies - a school culture built for childhood. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARTOGRAFIAS DA FURNE UMA CULTURA ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010 | 101.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.