Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleCartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063-
dc.date.accessioned2024-01-22T20:04:43Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T20:04:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordestept_BR
dc.subjectFundação da Universidade Regional do Nordestept_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHistória da educação infantil - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEducação escolar - infânciapt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso - Foucaultpt_BR
dc.subjectFURNE - Foundation of the Northeast Regional Universitypt_BR
dc.subjectFoundation of the Northeast Regional Universitypt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectHistory of early childhood education - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSchool education - childhoodpt_BR
dc.subjectPre schoolpt_BR
dc.subjectDiscourse analysis - Foucaultpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Daniela Medeiros da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFURNE cartographies - a school culture built for childhood.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARTOGRAFIAS DA FURNE UMA CULTURA ESCOLAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfCartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010101.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.