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dc.description.resumoNos anos de 1920 assistiu-se no país à forte relação entre educação, reforma e modernidade. Em Sergipe, no período, presenciaram-se duas reformas da instrução (1921, 1924). Diante de questionamentos acerca do significado e alcance de reformas educacionais em Sergipe, nesta pesquisa foram investigadas as representações acerca da educação e da modernidade presentes em intelectuais sergipanos na década de 1920 e o papel desempenhado por estes frente à instrução pública do estado. Entre tais agentes destacam-se Graccho Cardoso, Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso. Em termos metodológicos trabalhou-se com pesquisa historiográfica acerca da educação brasileira e da modernidade no país. Com base na perspectiva da história cultural a partir dos conceitos de apropriação e representação nos moldes definidos por Chartier (1990) tornou-se possível a compreensão dos processos educacionais do período. A investigação desenvolveuse igualmente com base em documentos de época, tais como: relatórios do diretor geral da instrução, inspetores escolares e diretores de grupos escolares; Mensagens presidenciais e discursos de Graccho Cardoso; regulamentos e programas de ensino; documentos manuscritos relativos ao ensino primário; artigos de jornal e legislação. Ex-aluno de Escola Militar, Graccho Cardoso bacharelou-se em Direito. Durante seu governo em Sergipe (1922-26), estiveram no comando da Diretoria da Instrução Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso, ambos também egressos da Escola Militar da Praia Vermelha. Expulsos da formação militar por envolvimento em revoltas, retornaram a Sergipe, onde se dedicaram ao magistério, contribuindo para renovação da área. Ao nomeá-los diretores da instrução, Graccho Cardoso autorizava-os a levar para o ensino público, aspectos da formação destes e da orientação pedagógica já experimentada nos seus trabalhos anteriores no magistério, a exemplo dos feitos no Colégio Tobias Barreto, onde ambos, além da docência, exerceram o cargo de direção. As práticas escolares destes demonstravam atenção à organização da escola nos moldes de uma cultura escolar moderna. Atenção à disciplina escolar, à prática do método de ensino intuitivo e a aulas de educação física, são exemplos que denunciam uma preocupação simultaneamente pedagógica, higiênica e civilizatória para com a sociedade via educação escolar. Os dois professores eram adeptos de uma modernização pedagógica condizente com as representações de modernidade e educação do presidente Graccho Cardoso. Dotados de uma formação científica, adquirida na época apenas nas Faculdades de Direito e Medicina e nas Escolas Militares, tais jovens intelectuais sergipanos representavam, no governo Graccho, apoio para efetivação de um projeto político de modernização do Estado por meio da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleGraccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067-
dc.date.accessioned2024-01-22T20:49:01Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T20:49:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSergipe - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação sergipanapt_BR
dc.subjectHistória da educação sergipanapt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectGraccho Cardoso - Sergipept_BR
dc.subjectAbdias Bezerra - Sergipept_BR
dc.subjectJosé de Alencar Cardoso - Sergipept_BR
dc.subjectSergipe educationpt_BR
dc.subjectSergipe - educationpt_BR
dc.subjectHistory of education in Sergipept_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAZEVEDO, Crislane Barbosa de-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGraccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso and school education in Sergipe in the 1920s.pt_BR
dc.identifier.citationAZEVEDO, Crislane Barbosa de. Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 592-602. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

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GRACCHO CARDOSO, ABDIAS BEZERRA, JOSÉ DE ALENCAR - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfGraccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. - Evento II Colóquio Int. de História GT 4 2010120.49 kBAdobe PDFView/Open


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