Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho apresentará os resultados da pesquisa em andamento sobre o Estado da Arte da História da Educação da população negra no Brasil, assim como problematizará algumas questões referentes a essa área. Além de justificar a importância do tema e apresentar a metodologia que vem sendo utilizada, serão apresentados alguns resultados parciais da pesquisa. Nas últimas décadas é possível observar o fortalecimento da área da História da Educação Brasileira, o que trouxe profundas transformações ao campo. Dentre elas, a emergência de diferentes sujeitos históricos analisados no que se refere ao acesso (ou não) à cultura escolar. Assim, “vários sujeitos da educação vêm sendo valorizados em suas ações cotidianas, o que se explicita no aumento de interesse pelas trajetórias de vida e profissão e no engajamento que observa em análises organizadas em torno de questões de gênero, raça e geração” (FARIA FILHO, GONÇALVES, VIDAL, PAULLILO, 2004, p. 141). Nesse contexto, pesquisas relacionando população negra e educação pelo viés da história da educação vieram a lume SILVA (2000), BARROS (2005), FONSECA (2002 E 2009). A temática vem se fortalecendo, como é possível constatar nas pesquisas de pós-graduação, publicações científicas e eixos temáticos em eventos da área. Esse incremento reflete o peso que tais questões vêm ganhando na sociedade brasileira, extrapolando, inclusive, os limites acadêmicos. A relevância do tema para diversas áreas de conhecimento apontou para a necessidade de se realizar um balanço historiográfico acerca do tema. O estudo aqui referenciado vem realizando levantamento bibliográfico de trabalhos identificados com a História da Educação Brasileira que têm a população negra como protagonista do trabalho, em diversos períodos históricos e regiões brasileiras. Ao realizar tal empresa e divulgá-la, pretendemos evidenciar as pesquisas já realizadas sobre o tema, facilitar o acesso de interessados na área aos trabalhos e apontar eventuais lacunas sobre a história da educação da população negra, contribuindo para o fortalecimento da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEstado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068-
dc.date.accessioned2024-01-22T20:55:49Z-
dc.date.available2024-01-22-
dc.date.available2024-01-22T20:55:49Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPopulação negra - educaçãopt_BR
dc.subjectNegros - educaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educação - população negrapt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectHistória da educação brasileirapt_BR
dc.subjectHistória da educação da população negrapt_BR
dc.subjectBlack population - educationpt_BR
dc.subjectBlacks - educationpt_BR
dc.subjectHistory of education - black populationpt_BR
dc.subjectstate of artpt_BR
dc.subjectHistory of Brazilian educationpt_BR
dc.subjectHistory of the education of the black populationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Surya Aaronovich Pombo de.-
dc.creatorNASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do-
dc.creatorARAÚJO, Camila Almeida de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeState of the art in the History of Education of the Black Population in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Surya Aaronovich Pombo de; NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do; ARAÚJO, Camila Almeida de. Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 531-540. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTADO DA ARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdfEstado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010129.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.