Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho apresentará os resultados da pesquisa em andamento sobre o Estado da Arte da História da Educação da população negra no Brasil, assim como problematizará algumas questões referentes a essa área. Além de justificar a importância do tema e apresentar a metodologia que vem sendo utilizada, serão apresentados alguns resultados parciais da pesquisa. Nas últimas décadas é possível observar o fortalecimento da área da História da Educação Brasileira, o que trouxe profundas transformações ao campo. Dentre elas, a emergência de diferentes sujeitos históricos analisados no que se refere ao acesso (ou não) à cultura escolar. Assim, “vários sujeitos da educação vêm sendo valorizados em suas ações cotidianas, o que se explicita no aumento de interesse pelas trajetórias de vida e profissão e no engajamento que observa em análises organizadas em torno de questões de gênero, raça e geração” (FARIA FILHO, GONÇALVES, VIDAL, PAULLILO, 2004, p. 141). Nesse contexto, pesquisas relacionando população negra e educação pelo viés da história da educação vieram a lume SILVA (2000), BARROS (2005), FONSECA (2002 E 2009). A temática vem se fortalecendo, como é possível constatar nas pesquisas de pós-graduação, publicações científicas e eixos temáticos em eventos da área. Esse incremento reflete o peso que tais questões vêm ganhando na sociedade brasileira, extrapolando, inclusive, os limites acadêmicos. A relevância do tema para diversas áreas de conhecimento apontou para a necessidade de se realizar um balanço historiográfico acerca do tema. O estudo aqui referenciado vem realizando levantamento bibliográfico de trabalhos identificados com a História da Educação Brasileira que têm a população negra como protagonista do trabalho, em diversos períodos históricos e regiões brasileiras. Ao realizar tal empresa e divulgá-la, pretendemos evidenciar as pesquisas já realizadas sobre o tema, facilitar o acesso de interessados na área aos trabalhos e apontar eventuais lacunas sobre a história da educação da população negra, contribuindo para o fortalecimento da área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T20:55:49Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22 | - |
dc.date.available | 2024-01-22T20:55:49Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | População negra - educação | pt_BR |
dc.subject | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject | História da educação - população negra | pt_BR |
dc.subject | Estado da arte | pt_BR |
dc.subject | História da educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | História da educação da população negra | pt_BR |
dc.subject | Black population - education | pt_BR |
dc.subject | Blacks - education | pt_BR |
dc.subject | History of education - black population | pt_BR |
dc.subject | state of art | pt_BR |
dc.subject | History of Brazilian education | pt_BR |
dc.subject | History of the education of the black population | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do | - |
dc.creator | ARAÚJO, Camila Almeida de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | State of the art in the History of Education of the Black Population in Brazil. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do; ARAÚJO, Camila Almeida de. Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 531-540. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTADO DA ARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010 | 129.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.