Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068
Title: | Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. |
Other Titles: | State of the art in the History of Education of the Black Population in Brazil. |
???metadata.dc.creator???: | BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do ARAÚJO, Camila Almeida de. |
Keywords: | População negra - educação;Negros - educação;História da educação - população negra;Estado da arte;História da educação brasileira;História da educação da população negra;Black population - education;Blacks - education;History of education - black population;state of art;History of Brazilian education;History of the education of the black population |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; NASCIMENTO, Roberta Maria Aguiar do; ARAÚJO, Camila Almeida de. Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 531-540. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresentará os resultados da pesquisa em andamento sobre o Estado da Arte da História da Educação da população negra no Brasil, assim como problematizará algumas questões referentes a essa área. Além de justificar a importância do tema e apresentar a metodologia que vem sendo utilizada, serão apresentados alguns resultados parciais da pesquisa. Nas últimas décadas é possível observar o fortalecimento da área da História da Educação Brasileira, o que trouxe profundas transformações ao campo. Dentre elas, a emergência de diferentes sujeitos históricos analisados no que se refere ao acesso (ou não) à cultura escolar. Assim, “vários sujeitos da educação vêm sendo valorizados em suas ações cotidianas, o que se explicita no aumento de interesse pelas trajetórias de vida e profissão e no engajamento que observa em análises organizadas em torno de questões de gênero, raça e geração” (FARIA FILHO, GONÇALVES, VIDAL, PAULLILO, 2004, p. 141). Nesse contexto, pesquisas relacionando população negra e educação pelo viés da história da educação vieram a lume SILVA (2000), BARROS (2005), FONSECA (2002 E 2009). A temática vem se fortalecendo, como é possível constatar nas pesquisas de pós-graduação, publicações científicas e eixos temáticos em eventos da área. Esse incremento reflete o peso que tais questões vêm ganhando na sociedade brasileira, extrapolando, inclusive, os limites acadêmicos. A relevância do tema para diversas áreas de conhecimento apontou para a necessidade de se realizar um balanço historiográfico acerca do tema. O estudo aqui referenciado vem realizando levantamento bibliográfico de trabalhos identificados com a História da Educação Brasileira que têm a população negra como protagonista do trabalho, em diversos períodos históricos e regiões brasileiras. Ao realizar tal empresa e divulgá-la, pretendemos evidenciar as pesquisas já realizadas sobre o tema, facilitar o acesso de interessados na área aos trabalhos e apontar eventuais lacunas sobre a história da educação da população negra, contribuindo para o fortalecimento da área. |
Keywords: | População negra - educação Negros - educação História da educação - população negra Estado da arte História da educação brasileira História da educação da população negra Black population - education Blacks - education History of education - black population state of art History of Brazilian education History of the education of the black population |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34068 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: Diversidade Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTADO DA ARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA- EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2010.pdf | Estado da arte da História da Educação da População Negra no Brasil. - Evento II Coloquio Int. de História GT 4 2010 | 129.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.